EVENTO

14/08/2019

Evento sobre leite no IAPAR atrai centenas de participantes

Evento sobre leite no IAPAR atrai centenas de participantes(14/08/19) Em torno de 340 pessoas, entre agrônomos, agricultores e estudantes, participaram na quarta (7) da Jornada Tecnológica de Leite a Pasto no Polo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Pato Branco.

Durante o evento os participantes acompanharam quatro estações de campo sobre diversos assuntos, como manejo de pastagens de inverno; custos de produção de leite a pasto; alimentação de vacas em pastejo e criação de bezerras.

O pesquisador André Silveira ressaltou a necessidade da racionalização de alimentos, como silagem, pastagem e concentrados, na produção de leite. Ele apresentou os custos e benefícios de cada alimento para atingir melhores resultados do ponto de vista econômico nas propriedades que exploram a atividade leiteira em sistemas pastoris. Segundo Silveira, há a necessidade de compreender que alimentos conservados são para momentos de escassez das pastagens e devem ser utilizados dessa maneira.

O projeto de produção de leite no IAPAR Pato Branco iniciou em 2013 com 20 animais. Desde então, chegou a mais de um milhão de litros de leite produzidos, sendo atualmente próximo a 230 mil litros por ano. O projeto busca dar subsídio aos produtores para produzir de maneira mais eficiente e com menor custo, gerando lucratividade para o produtor de leite da região.

Com informações de Joice Assmann - Polo Regional de Pesquisa do IAPAR em Pato Branco

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.