DIA DE CAMPO

12/06/2019

Pesquisador do IAPAR leva pesquisa para Dia de Campo

Test(12/06/19) O pesquisador Jonez Fidalski do Polo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Paranavai participou como instrutor do Dia de Campo sobre o plantio da cultura de mandioca, realizado em 31 de Maio em Alto Paraná, região noroeste do estado. O evento, promovido pela Embrapa em parceria com entidades públicas e privadas, reuniu mais de cem pessoas, entre produtores rurais, empresários do setor, técnicos e extensionistas.

Fidalski tratou da melhoria da qualidade física do solo em plantio direto de mandioca sobre pasto de braquiária. Ele apresentou resultados experimentais do trabalho que vem realizando há dois na região noroeste em conjunto com os pesquisadores Kátia Fernanda Gobbi e Mário Takahashi. “Nós concluímos que o plantio direto de mandioca sobre a palhada dessecada com herbicida, correspondente a 50% da massa de forragem disponível de pasto anual de capim-marandu, proporcionou melhor qualidade física ao solo em comparação ao plantio convencional”, destacou Fidalski.

Conforme Fidalski, o plantio direto de mandioca sobre a palhada da braquiária é diferente do sistema de plantio direto utilizado em lavouras de grãos. “Durante a colheita da mandioca o solo é movimentado, então é preciso restabelecer os buracos deixados pelas raízes. Ao invés de usar grade pesada ou arado para a semeadura de braquiária, poderia corrigir a camada superficial do solo, a 10 cm de profundidade, com a passagem de uma grade niveladora”, explica o pesquisador. Ele assegura que desta forma se preserva melhor o solo.

Ainda de acordo com o pesquisador, a demonstração prática da qualidade física do solo em plantio direto de mandioca sobre braquiária previamente dessecada com herbicida foi observada em uma trincheira. Os participantes puderam visualizar, por exemplo, o desenvolvimento das raízes de mandioca sem limitações físicas do solo.


Com informações do pesquisador Jonez Fidalski - Polo Regional de Pesquisa do IAPAR em Paranavai

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br