EVENTO

03/06/2019

Estudantes e pesquisador do IAPAR participam de encontro

test(03/06/19) O pesquisador Cezar Francisco Araujo Junior e três estudantes, um do mestrado e dois de iniciação científica, representaram o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) no 5º Encontro Brasileiro de Física do Solo, realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, de 26 e 29 de maio.

Araujo Junior apresentou na forma oral o trabalho intitulado “Dynamic of soil structure caused by weed control methods in coffee crop in the State of Paraná, Southern of Brazil” (Dinâmica da estrutura do solo promovida pelo manejo de plantas invasoras em lavouras cafeeiras no estado do Paraná, Sul do Brasil). Já o estudante do programa de pós-graduação em Agricultura Conservacionista do Iapar Vinicius Cesar Sambatti, bolsista da CAPES, apresentou na forma de pôster o trabalho “Compaction curve and mechanical behaviour of a Latosol in direct drilling system for biofuel crops” (Curva de compactação e comportamento mecânico de um Latossolo sob sistema semeadura direta para culturas agro energéticas). João Henrique Vieira de Almeida Junior e Henrique Hiroki Yamada, bolsistas do CNPq de iniciação científica, apresentaram o trabalho “Flocculation-dispersion of clay fraction of a Latosol submitted to land uses” (Floculação-dispersão da fração argila de um Latossolo submetido a diferentes usos).
 
De acordo com o pesquisador Araujo Júnior, o Encontro Brasileiro de Física do Solo é o principal evento nacional de abrangência internacional relacionado à física do solo. Ainda de acordo com ele, é um evento que permite a troca de experiência entre pesquisadores, estudantes, professores e profissionais que trabalham na área em diferentes regiões do país e no exterior.


Com informações do pesquisador Cezar Francisco de Araujo Júnio - Iapar Londrina
Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)
Lucas V. de Araujo (MTb 4037)
Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369
Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.