VISITA

17/05/2018

Comitiva americana visita Polo do IAPAR STA. Tereza do Oeste

COMITIVA AMERICANA VISITA POLO  DO IAPAR EM STA. TEREZA DO OESTE(17/05/2018) Alunos e professores do curso de Global Resource Systems, da Iowa State University, visitaram o Polo do IAPAR em Santa Tereza do Oeste nessa terça-feira (15/05), dando continuidade ao tour do conhecimento do agronegócio brasileiro.

No auditório foram citados os projetos desenvolvidos no Polo Oeste do IAPAR pela administradora da Estação Experimental Simone Grisa. Em seguida, o pesquisador Dr. Luiz Zanão apresentou as principais linhas de pesquisa do Programa Recursos Naturais, como manejo e conservação do solo, Programa PROSOLO, adubação com dejetos de animais e os resultados do Projeto Transectos, sobre a influência do Lago de Itaipu nas condições climáticas e na produtividade da soja em seu entorno, que foram publicados na revista científica International Journal of Biometeorology e estão disponíveis nos links: https://pdfs.semanticscholar.org/…/d4d839b2b9667b8ba778b08e…

e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4577537/.

Além disso, Zanão apresentou as principais características de clima e solos da região Oeste do Paraná, que complementou no campo, com a demonstração de dois perfis, de um Latossolo e de um Neossolo.

A pesquisadora Dra. Alessandra Detoni apresentou os sistemas de condução e produção de videiras e a coleção de cultivares de amora. O coordenador do Polo, Dr. Ronaldo Hojo, falou sobre o projeto de rotação de culturas e seus benefícios.

Por fim, o pesquisador Dr. Elir de Oliveira comentou sobre o sistema agrossilvipastoril, integração lavoura pecuária, raça Purunã e as cultivares de aveia desenvolvidas pelo IAPAR. Destacou inclusive que a IAPAR 61 foi campeã de produtividade em ensaio de uma universidade americana.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.