DIA DE CAMPO

30/03/2017

Cultivares de aveia do IAPAR se destacam como mais produtivas

Cultiraves de aveia do Iapar se destacam como mais produtivas(30/03/2017)  As aveias graníferas IPR Afrodite e IPR Artemis e a forrageira IPR Suprema, lançamentos recentes do IAPAR, foram as mais produtivas em análise conjunta de diversos experimentos com dezenas de cultivares, conduzidos em quatro estados (SP, PR, SC e RS), segundo o pesquisador Elir de Oliveira. Sementes dessas cultivares serão disponibilizadas ao mercado em 2018.

Os resultados foram apresentados em Passo Fundo (RS), na 37ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA) realizada entre os dias 21 e 23/03 e organizada pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

As edições do evento acontecem todos os anos, alterando apenas os locais, onde pesquisadores, professores, acadêmicos, produtores de sementes e profissionais de quatro estados (RS, PR, SC e SP) se reúnem para apresentação de trabalhos científicos, aprovação de novas cultivares de aveias graníferas e forrageiras.

A CBPA possui quatro décadas de existência e sua principal atividade é o intercâmbio entre instituições, promover reciprocamente ensaios de cultivares e de linhagens de aveia em quatro estados, cujos resultados são referências para lançamentos de novas cultivares.

O IAPAR, como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e UPF, participa da CBPA desde a sua criação, no início da década de 1980.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.