PARANÁ

20/03/2017

Outono deve ter chuvas e temperaturas dentro da normalidade

Outono deve ter chuvas e temperaturas dentro da normalidade(20/03/2017) O outono começou oficialmente às 7h29 desta segunda-feira (20) e termina em 21 de junho. Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as chuvas devem ocorrer conforme o esperado para a estação. As temperaturas devem permanecer em torno das médias históricas, mesclando dias quentes e frios com diferenças entre as regiões do Estado.

Existe a possibilidade de ocorrer precipitações ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte. Também pode chover abaixo da média no Centro, Norte e extremo Oeste. “Mas é uma probabilidade pouco representativa", aponta Cezar Duquia, meteorologista segundo o Simepar.

AGROPECUÁRIA – "As culturas do milho safrinha e do trigo devem se desenvolver normalmente durante o outono no Paraná", afirma Heverly Morais, pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Ela aponta que há risco de geadas a partir de maio, com as incursões das massas polares. Dependendo da intensidade e época de ocorrência, pode haver danos às culturas, principalmente ao milho safrinha. "A cultura do café também é suscetível e requer medidas de proteção dos viveiros e lavouras recém-plantadas", afirma.

O IAPAR e o SIMEPAR mantêm o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno. Boletins diários serão publicados nas páginas dos órgãos - www.simepar.br e www.iapar.br. Quando há risco, os agricultores cadastrados recebem mensagens de alerta em seus celulares.

EL NIÑO NEUTRO - Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. Este ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta El Niño Oscilação Sul (ENOS) neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade. Este fenômeno climático é aguardado para o segundo semestre deste ano. Ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta.


Com Assessoria de Comunicação do Simepar
Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
Tel: 43 3376-2465 / Correio eletrônico: imprensa@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.