IAPAR

10/03/2017

Maracujá é tema de cursos do IAPAR no Noroeste

Maracujá é tema de cursos do IAPAR no Noroeste(10/03/2017) Dentro da programação do projeto Frutas Arenito, um dos projetos estratégicos do Sistema SEAGRI para a região Noroeste, o IAPAR ministrou cursos de capacitação técnica sobre a cultura do maracujá nos dias 7 e 8/3, respectivamente em Paranavaí, na estação do IAPAR, e em Cianorte. Os dois eventos reuniram 75 técnicos da Emater e de prefeituras, provenientes das regiões de Paranavaí, Maringá, Cianorte, Umuarama e Campo Mourão.

As palestras técnicas foram apresentadas por Neusa Stenzel e Pedro Auler e também foram apresentados relatos de técnicos da Emater diretamente envolvidos nas unidades de validação do projeto, coordenado por José Mazia da Emater, responsável pela ação que inclui a capacitação e difusão de tecnologia no projeto. Após as apresentações e discussões, o evento contou com uma visita às unidades de validação de maracujá instaladas no IAPAR de Paranavaí e em propriedade particular em Japurá.
Estiveram presentes na abertura Romoaldo Faccin da SEAB, articulador do projeto, e Belmiro Marques e Antonio Souza, coordenadores da Emater.

Este projeto tem como escopo principal validar o modelo tecnológico para cultivo de maracujá em área de ocorrência do vírus do endurecimento dos frutos do maracujá e uma vez validado e demonstrada sua viabilidade econômica, contribuir para o desenvolvimento dessa cultura na região Noroeste do Paraná.

As ações em maracujá dentro deste projeto contam com a participação do Iapar, Emater, Adapar e Ceasa. No Iapar, participam como responsáveis por ações Neusa Stenzel, Rubia Molina e Dimas Soares, com o apoio dos técnicos José Raimundo de Sá e Jurandir Bussolo, do bolsita Guilherme Ganade e dos Laboratórios de Bacteriologia e Entomologia. O Apoio ao evento em Paranavaí foi dado por Alípio Menezes da ADT.


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.