Precipitação  Temperatura  Evapotranspiração  Classificação
Climática
 Umidade
Relativa
Insolação
 Radiação
Global
 Precipitação - ETP


APRESENTAÇÃO


NITSCHE, Pablo Ricardo; CARAMORI, Paulo Henrique; RICCE, Wilian da Silva; PINTO, Larissa Fernandes Dias. Atlas Climático do Estado do Paraná. Londrina, PR: IAPAR, 2019.


O Atlas Climático do Estado do Paraná é uma publicação de atualização das normais climatológicas de diversos elementos meteorológicos. Foram utilizados banco de dados de estações meteorológicas e pluviométricas do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, do Sistema Meteorológico do Paraná – SIMEPAR e do Instituto das Águas do Paraná. Após georreferenciamento dessas estações foram gerados 188 mapas com as principais características climáticas do Paraná, dentre elas: precipitação, temperatura do ar, umidade relativa do ar, evapotranspiração potencial, diferença entre precipitação e evapotranspiração potencial, radiação solar global, insolação e da classificação climática segundo Köppen.


É de suma importância o conhecimento das características climáticas de determinada região, pois essas podem expressar o seu potencial produtivo. O clima é considerado o fator de maior relevância para as atividades agropecuárias, sendo sua variabilidade o maior causador de sucesso ou fracasso das safras, na produção animal, nas oscilações dos preços do mercado e consequentemente das tomadas de decisões de toda a cadeia produtiva.


Recomendar esta página via e-mail: