Animal
 
Líder do Programa: José Antônio Cogo Lançanova


O Que Faz

O Programa Produção Animal destina-se à melhoria dos processos de produção pecuária por seleção e obtenção de novas raças e cruzamentos, pelo manejo reprodutivo, sanitário e nutricional dos rebanhos e pela busca de fontes alternativas para alimentação animal e otimização dos resíduos agro-industriais nesta alimentação. As ações do PPA objetivam: gerar inovações tecnológicas para elevação contínua dos índices de eficiência bio-econômica dos componentes pecuários integrantes dos sistemas de produção predominantes no Estado; fomentar o desenvolvimento da pecuária estadual por produção e distribuição de material genético animal selecionado e adaptado às condições agroecológicas e sócio-econômicas paranaenses; compatibilizar a produção animal nos diferentes segmentos, com a proteção de recursos naturais, gerando opções tecnológicas que previnam a contaminação ambiental e permitam a produção de alimentos de elevada qualidade e sem contaminantes.

Resultados

Raça Purunã - Gerada na Estação Experimental Fazenda Modelo, a Raça Purunã deve fazer sucesso entre criadores como melhoradora dos rebanhos de corte. Produto do cruzamento de quatro raças, a Purunã possui rusticidade, capacidade de adaptação, maior resistência à infestação de carrapatos e boa habilidade materna, características herdadas do Caracu. Da raça Aberdeen Angus adquiriu a alta fertilidade, a precocidade e a qualidade da carne. Velocidade de ganho de peso e rendimento de carcaça vieram do Charolês e do Canchim, a rusticidade e a velocidade de ganho de peso. O gado Purunã tem porte médio, porém possui boa estrutura muscular.
Vitelo Tropical - Viabilizar o aproveitamento do bezerro macho de origem leiteira e disponibilizar ao consumidor uma carne de alta qualidade, com menor teor de ácidos graxos saturados (gordura). Com esses objetivos, o IAPAR lançou o Vitelo Tropical, um projeto destinado a produtores de leite, permitindo-lhes gerar renda a partir dos bezerros machos. Com manejo específico e dieta sólida os bezerros machos, que são descartados dos rebanhos leiteiros, podem ser abatidos com cerca de 200 quilos de peso vivo e tornar-se fonte alternativa de renda.

Projetos em Andamento

Os projetos do Programa Produção Animal tratam de temas tão variados como avaliação de sistemas de criação de búfalos, caracterização biológica de raças e de cruzamentos de bovinos para a produção de carne, estudos para aproveitamento do macho de origem leiteira e métodos biotécnicos de reprodução bovina
Recomendar esta página via e-mail: