Milho

Líder do Programa: Rodolfo Bianco

O Que Faz

O Programa Milho tem por objetivo a coleta, introdução, seleção e avaliação de germoplasma (material genético) de milho. Com isso, é possível obter novas variedades e indicar aquelas mais adequadas às condições de clima, solo e sistemas de produção dos agricultores. Também pesquisa e recomenda as melhores práticas de adubação, controle de pragas e de plantas daninhas buscando aumento da produtividade e redução de custos de produção . Mais produtividade e custos menores significam melhor nível de vida aos produtores do Paraná.

Resultados

O Programa Milho desenvolve cultivares capazes de atender as necessidades da agricultura paranaense, entre os quais a variedade IPR 114, O HÍBRIDO DUPLO IPR 119, o HÍBRIDO SIMPLES IPR 127 e os híbridos experimentais IPS T/58 (simples) e IPT 023 (triplo). A variedade IPR 114 tem ciclo precoce, apresenta alto potencial produtivo, boa tolerância ao acamamento e boa sanidade de colmos, folhas e grãos. Suas sementes têm custo menor que de híbridos e pode até mesmo ser reutilizada pelo produtor, se seguidos os critérios adequados. O híbrido duplo IPR 119 eo o híbrido simpres 127 apresentam como característica diferenciada seus grãos de coloração branca, ampla adaptabilidade e excelente rendimento industrial. Os híbridos experimentais IPS 023 e IPS T/58 têm características que atendem os segmentos de alta e média a alta tecnologia, respectivamente.

Projetos em Andamento

O Programa Milho atualmente direciona seus esforços para o desenvolvimento de híbridos de linhagens, manejo de adubação sob diferentes sistemas de plantio e sucessão de culturas, bioeconologia e controle de pragas do milho safrinha e validação de sementes de milho (cultivares do IAPAR) para pequenas propriedades.
Recomendar esta página via e-mail: