Arroz
 
 
 Líder do Programa: Luiz Osvaldo Colasante

O Que Faz

O programa Arroz tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias que promovam aumento na produtividade e melhoria da estabilidade produtiva do arroz no Estado do Paraná. Para alcançar esses objetivos dois ambientes, da cultura de sequeiro, são considerados: o atual e o potencial. O atual é representado por pequenas propriedades em todas as regiões, típicas de agricultura familiar, cultivando em torno de 1 ha de arroz, cuja produção é destinada principalmente ao consumo próprio. O ambiente potencial é constituído pelas áreas cultivadas atualmente com soja e milho, nas quais o arroz pode ser inserido como opção de rotação. Tal inserção pode contribuir significativamente para aumentar a área cultivada com arroz, havendo tecnologia para atingir altos rendimentos de grãos. Um terceiro ambiente pode ser considerado, colocando o arroz como opção para reforma de pastagens.

Os Objetivos

Arroz de sequeiro: Obtenção de novas variedades com características de alto potencial produtivo, resistência ao acamamento, às principais doenças, alta qualidade de grãos e maior resistência à seca (fundamental para descaracterizar a cultura como de alto risco e falta de estabilidade produtiva) e desenvolvimento de técnicas de manejo adaptadas às pequenas propriedades.
Arroz irrigado: Obtenção de variedades produtivas, resistentes às doenças, especialmente brusone e mancha de grãos, com boa qualidade de grãos.

Resultados

  Como resultado dos projetos de pesquisa, o Programa Arroz desenvolveu e adaptou tecnologias de cultivo para a cultura de sequeiro e irrigada no estado do Paraná. Foram desenvolvidas as cultivares de arroz de sequeiro IAPAR 9, IAPAR 62, IAPAR 63, IAPAR 64 e, mais recentemente, IPR 117 (ciclo de 130 dias, boa produtividade, porte alto, moderamente suscetível ao acamamento, reação resistente ao brusone e moderadamente resistente à mancha de grãos, boa qualidade física de grãos e boas qualidades culinárias). Para a cultura irrigada, foram desenvolvidas as cultivares ORYZICA 1, METICA 1, IAPAR 58 e recentemente foi registrada a cv. IPR 135 (ciclo de 150 dias, alta produtividade, reação moderadamente resistente ao brusone, boa qualidade física de grãos e boas qualidades culinárias).

Projetos em Andamento

  • Melhoramente genético do arroz de sequeiro.
  • Desenvolvimento de cultivares de arroz irrigado.

Recomendar esta página via e-mail: