Integração lavoura-pecuaria-floresta

 Líder do Programa: Katia Fernanda Gobbi


O que Faz


integração lavoura-pecuária-florestaMISSÃO: Desenvolver e difundir tecnologias que integrem as atividades de lavoura, pecuária e floresta .

OBJETIVOS:
- Desenvolver pesquisas que promovam o sinergismo entre as culturas e a sustentabilidade do sistema nas diversas regiões do Paraná.
- Propor modelos de sistemas integrados em diferentes regiões do Estado.
- Promover inovação tecnológica e atividades de transferência de tecnologia voltadas para o desenvolvimento dos sistemas integrados.
- Promover benefícios ambientais e o bem-estar animal em sistemas integrados.
- Apoiar os formuladores de políticas públicas.



Resultados

integração lavoura-pecuária-floretaDe modo geral os projetos alocados no Programa de Pesquisa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta(PLP) são de longo prazo e se atuam principalmente na avaliação das interações entre os componentes dos sistemas integrados de produção agropecuária. Diferentes experimentos, realizados nas diferentes regiões do estado do Paraná, avaliam os sistemas produtivos integrados nas mais variadas condições edafoclimáticas. integração lavourapecuariafloresta Pode-se destacar a avaliação de sistemas integrados de produção de soja, mandioca e bovinos de corte na Região Noroeste; eucalipto, soja, milho, aveia e bovinos de corte nas regiões Oeste e dos Campos Gerais; soja, milho, aveia, alfafa e bovinos de leite nas regiões Norte e Sudoeste. Cada projeto tem objetivos específicos, em função das culturas avaliadas e condições de solo e clima de cada região, mas a maioria busca respostas quanto à melhor configuração temporal de cada sistema, e viabilidade técnica e econômica dos mesmos, em comparação com sistemas tradicionais utilizados.



Projetos em Andamento

O PLP conta com 13 projetos em sua carteira:

ID 138 - Avaliação de Aveia no Estado do Paraná. (Gerente: ELIR DE OLIVEIRA)

ID 156 - Integração Lavoura-pecuária como alternativa para as Regiões de Estação fria do Estado do Paraná e do Sul do Brasil. (Gerente: ALCEU LUIZ ASSMANN)

ID 161 - Integração lavoura - pecuária. ( Gerente: SERGIO JOSE ALVES)

ID 165 - Zoneamento para suporte à produção animal em pastejo no Paraná (FINEP/SUSTAGRI-1). (Gerente: PABLO RICARDO NITSCHE)

ID 221 - Estudos de Sistemas de Integração Lavoura e Pecuária com e sem Irrigação de Pastagens. (Gerente: ELIR DE OLIVEIRA)

ID 315 - Avaliação da viabilidade de sistemas de integração lavoura pecuária floresta nos Campos Gerais do Paraná. (FINEP/Sustagri-2). (Gerente: JOSE LUIS MOLETTA)

ID 331 - Avaliação de diferentes alturas de pastejo de Brachiaria ruziziensis no período de outono-inverno e seus efeitos na produtividade de soja em sistema de integração lavoura pecuária. (Gerente: SERGIO JOSE ALVES)

ID 398 - Sistemas de integração mandioca-braquiária e soja-braquiária no Arenito Caiuá (Gerente: MATEUS CARVALHO BASILIO DE AZEVEDO)

ID 408 - Bioindicadores de qualidade de solo em área sob sistema integrado lavoura/pecuária. (Gerente: ARNALDO COLOZZI FILHO)

ID 452 - Articulação técnica e gestão do projeto aumento da eficiência técnica, econômica e ambiental em sistemas de produção agropecuária das cadeias de leite, carne, grãos e fruticultura no Paraná (Sustagri/subprojeto 3 - Articulação). (Gerente: TIAGO PELLINI)

ID 488 - Quantificação do balanço em C em sistemas integrados de produção (Gerente: LAISE DA SILVEIRA PONTES)

ID 541 - Avaliação da ciclagem de nutrientes em sistema integrado de produção agropecuária na região dos Campos Gerais do Paraná. (Gerente: LAISE DA SILVEIRA PONTES)

ID 632 - Estabelecimento e produtividade de mandioca cultivada de forma convencional ou sobre palhada de capim-marandu manejado com diferentes taxas de lotação animal. (Gerente: KATIA FERNANDA GOBBI)


Parcerias

Embrapa, Cocamar, UEL, UFPR, UTFPR, UEPG, UFRGS

Recomendar esta página via e-mail: