Turismo rural aumenta renda da propriedade e promove a valorização do produtor 11/04/2024 - 14:10

Cresce ano após ano o público que visita a ExpoLondrina com o interesse em percorrer o espaço organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater) para apresentar produtos e experiências de propriedades que se dedicam ao turismo rural.

“Temos aqui um pouco do que trabalhamos com os produtores no dia a dia, é uma vitrine para mostrar algumas das propostas estruturadas para o Estado”, explica Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de turismo rural do IDR-Paraná.

“A ideia é que as pessoas possam passear pelo bosque, sentar, degustar um café, uma cuca, um bolo e até levar um pão quentinho para casa”, explica. Rota do Queijo, Rota das Lavandas, Caminhos da Uva, Roteiro das Frutas, Roteiro das Flores, Cafés das Mulheres, Casa do Pão, restaurante e café são as atrações do espaço.

Freire explica que a oferta de serviços e produtos turísticos é uma “excelente” opção para aumentar a renda na propriedade. “Trabalhado com qualidade, seriedade e respeito às normas técnicas, há retorno econômico, muitas vezes diário, em curto período de tempo” afirma.

De acordo com a Freire, já no primeiro ano de estruturação a Rota das Lavandas recebeu em torno de 55 mil turistas, tendo cada um deles desembolsado uma média de R$ 40, o que provocou uma circulação financeira superior a R$ 2 milhões entre as seis propriedades integrantes do circuito.

A oferta de produtos turísticos também gera reflexos na qualidade de vida e autoestima do produtor e sua família — “eles passam a receber pessoas que valorizam seus produtos e seu trabalho” — e, ainda, na sucessão familiar. “A atividade desperta o interesse dos mais jovens, que retornam às propriedades”, acrescenta Freire.

Sobre o ingresso na atividade, o produtor deve atentar para as características desse tipo de turista. “Não é turismo de massa, é um público que quer viver uma experiência autêntica, provar uma comida diferente, e que valoriza isso”, aponta Freire.

Ainda segundo a coordenadora, qualquer produto do campo pode ser avaliado para exploração turística. “Quem tem uma propriedade já tem um dos principais potenciais, que é a paisagem”, afirma.

EXPERIÊNCIAS — “Conheci a Rota do Queijo e logo me interessei”, conta a produtora Lilian Clara de Souza. Ela conduz, com o marido e a filha, um sítio de 17 hectares em Rio Branco do Ivaí.

Além de produzir leite e queijo, oferece almoços e cafés na propriedade mediante agendamento. O turista ainda pode comprar pães, bolos e tortas — a de lavanda é sua especialidade. “Nossa vida é tão simples que acaba contagiando quem não tem esse convívio”, diz Lilian de Souza.

Em Londrina, Mitiko Yamazaki produz pitaia orgânica em uma chácara de 2,8 hectares — são cerca de 2 mil pés. Por sugestão do IDR-Paraná, começou a receber produtores e técnicos interessados em aprender mais sobre a produção da fruta.

Atualmente, também recebe ali pequenos grupos, mediante agendamento. “Nosso espaço comporta em torno de 15 pessoas, eles almoçam, passam a tarde na propriedade e, quando as plantas estão em florescimento, participam da atividade de fazer a polinização nos pés de pitaia”, relata Mitiko Yamazaki.

A propriedade se prepara para receber visitantes do exterior, por intermédio da Worldwide Opportunities on Organic Farms (WWOOF), entidade presente em 132 países que promove o intercâmbio de pessoas interessadas em práticas agrícolas ecológicas.

TRABALHO — O IDR-Paraná iniciou trabalho de extensão rural voltado ao agroturismo em 2019, com o objetivo de identificar produtos e roteiros da agricultura familiar com possibilidade de oferecer experiência nas propriedades, caminhadas e pedaladas na natureza e gastronomia rural.

Hoje, o público interessado em atividades no campo pode participar das mais de 100 Caminhadas na Natureza programadas para este ano. Todas com inscrições gratuitas.

Nos Caminhos da Uva, em Marialva, é possível visitar 16 propriedades que exploram a fruta e seus derivados, além de um restaurante.

A Rota das Lavandas congrega propriedades localizadas em Araucária, Londrina, Carambeí, Palmeira, Toledo e Umuarama, onde também se localiza o laboratório para extração de óleo essencial da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

A Rota do Queijo Paranaense tem ótimas queijarias cadastradas em Arapoti, Carambeí, Chopinzinho, Cianorte, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guaraniaçu, Itapejara do Oeste, Jaguapitã, Londrina, Marmeleiro e Nova Laranjeiras.

O Caminho dos Cafés propicia experiências em lavouras e degustação da bebida em Ivaiporã, Mandaguari, Pinhalão e Tomazina.

Mais informações sobre o trabalho do IDR-Paraná em turismo rural, bem como sobre destinos e experiências, podem ser obtidas AQUI.

Produtores que vislumbram potencial turístico em sua propriedade podem procurar um escritório local do IDR-Paraná para obter informações e orientação técnica.