Pesquisadores canadenses visitam Estação de Pesquisa em Agroecologia do IDR-Paraná 12/04/2024 - 16:09

Vinte pesquisadores de instituições canadenses visitaram a estação de pesquisa em Agroecologia (CPRA) do IDR-Paraná, localizada em Pinhais, na última quinta-feira (11). O grupo participou de uma reunião em Curitiba, o Research Summit em Desenvolvimento Sustentável em Agroalimentar e Silvicultura, promovido pela Fundação Araucária em parceria com o escritório de Québec em São Paulo. 

Durante a visita à estação os pesquisadores conheceram o trabalho feito pelo IDR-Paraná e a atuação da extensão rural no estado. Diniz d’Oliveira, diretor de Extensão Rural, destacou o papel dos profissionais para a implantação e divulgação de novas tecnologias junto aos produtores. Tiago Telles, do IDR-Paraná de Londrina, abordou aspectos sócio-econômicos da agropecuária paranaense, apresentando dados sobre as características e resultados obtidos no estado. Laise Pontes, da Estação de Pesquisa do IDR-Paraná de Ponta Grossa, abordou a produção animal e experimentos com a integração pecuária-lavoura-florestas. Leonardo Szymczak, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), apresentou aos canadenses a estrutura do sistema de cooperativas agrícolas do estado. Na estação a atenção dos visitantes se voltou para a produção de frutas, criação de gado leiteiro e o uso do bambu em construções.

Eliane Segati Rios, assessora para assuntos internacionais da Fundação Araucária, ressaltou que o Summit foi um rico espaço de diálogo entre os pesquisadores de Québec e do Paraná das áreas agro-alimentar e florestal, tendo a sustentabilidade como eixo norteador. "Queremos fortalecer a interação entre Québec e Paraná para desenvolver projetos conjuntos, identificando projetos de maior potencial que podem ser apoiados tanto pela Araucária, quanto pelos Fundos de Pesquisa do Québec (FRQ) nas áreas prioritárias de nosso Estado" explicou Eliane.

O Research Summit em Desenvolvimento Sustentável em Agroalimentar e Silvicultura reuniu pesquisadores canadenses e paranaenses das áreas de ciência animal, silvicultura, processamento de laticínios, solo, máquinas, colheita e meio ambiente. Participaram da reunião representantes da UTFPR, PUCPR, UFPR, UNIOESTE, Embrapa, Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social, além do IDR-Paraná e algumas empresas do setor agropecuário.