Durante a ExpoLodrina IDR-Paraná promove encontro para discutir a produção de abelhas. 27/03/2024 - 09:16

Pela primeira vez o espaço do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) na ExpoLondrina vai discutir a produção de mel no estado. O Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura acontece no dia 08 de abril às 9h e abre a rodada de eventos técnicos organizados pelo Instituto em parceria com o Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Promover um diálogo entre o poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada para difundir tecnologias de manejo da criação de abelhas é o objetivo principal do evento, de acordo com o gerente regional de Londrina, Renan Ribeiro Barzan. “precisamos chamar a atenção para questões ambientais e de convivência da meliponicultura e apicultura com a produção agrícola, com o intuito de propor soluções conjuntas e de fomento à cadeia do mel e derivados”, afirma Renan.

Dados -  De acordo com o IBGE, o Paraná é o segundo maior produtor de mel no Brasil, contribuindo com 14,2% da produção total do país. Em 2022, a produção nacional foi de 60.966 toneladas, representando um aumento de 9,5% em relação a 2021.

Com base nos dados do IBGE, o Paraná produziu um total de 8.638 toneladas de mel em 2022, um aumento de 2,6% frente à safra de 2021, quando a produção foi de 8.418 toneladas. Esse desempenho manteve o Estado na segunda posição do ranking nacional. O Rio Grande do Sul liderou, com 9.014 toneladas.

O Encontro é uma realização do IDR-Paraná, em parceria com a Organização Não Governamental de Desenvolvimento e Ambiente (Onda) e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seab), Sebrae, Embrapa e Sociedade Rural do Paraná.

Outros eventos - Até o dia 12 de abril, os participantes da ExpoLondrina podem participar dos eventos técnicos organizados pelo IDR-Paraná de forma gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto ou clicando AQUI. Entre os temas discutidos estão aquicultura, agroecologia, sanidade agropecuária, conservação de solos, bovinocultura, entre outros.

Segue abaixo a agenda com todos os eventos.

  • Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura, dia 08, às 9h
  • Conservação do Solo e da  Água no contexto das mudanças climáticas, dia 8, às 14h
  • Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná, dia 08, às 14h
  • Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA, dia 8, às 15h
  • 21º Seminário Estadual de Aquicultura, dia 9, das 9h às 17h
  • 30º encontro Estadual de Cafeicultores, dia 10, às 9h
  • 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar, dia 10, às 14h
  • Tecnologias Inovadoras e Lançamento de Aplicativos do IDR-Paraná, dia 10, às 14h
  • 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite, dia 11, às 9h
  • 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária, dia 11, às 14h
  • 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais, dia 12, das 9h às 12h

Unidades Didáticas –  Além dos eventos o IDR-Paraná mantém um espaço permanente no parque, em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina). São onze mil metros quadrados, onde está instalada a Via Rural-Smart Farm e Eventos, com a participação de profissionais da extensão rural, pesquisa e negócios.

Cada unidade didática expositiva apresenta projetos, programas e tecnologias relacionados a alguma atividade agropecuária. Segundo Renan, o objetivo desse trabalho é transmitir ao público conhecimento, difundir tecnologias, apresentar programas e políticas públicas desenvolvidas pelo governo do estado e implementadas pelo Instituto em prol do desenvolvimento rural, principalmente dos agricultores familiares, dos povos tradicionais, mulheres e jovens rurais. “A Via Rural é uma oportunidade de aproximar o público urbano à realidade do agricultor paranaense”, concluiu.

A feira acontece de 5 a 14 de abril no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. Trata-se de um dos eventos mais tradicionais do setor agropecuário do país. Promovida pela Sociedade Rural do Paraná, a feira mostra novas tecnologias para o produtor rural, além de levar informação e entretenimento para o público em geral.