EVENTO

08/11/2019

App IAPAR Clima em versão IOS é o destaque do IAPAR na Inventum, em Pato Branco

App IAPAR Clima em versão IOS é o destaque do IAPAR na Inventum, em Pato Branco(08/11/2019) A apresentação do aplicativo IAPAR Clima em versão IOS é o principal destaque da participação do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) na Inventum – IV Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. O evento começa nesta sexta-feira (8) e prossegue até o dia 13, no Parque Tecnológico da cidade.

Lançado no início deste ano, o aplicativo para celulares IAPAR Clima foi inicialmente oferecido apenas para aparelhos com sistema operacional Android, lacuna agora corrigida para beneficiar também os usuários de aparelhos Apple.

“Com esta etapa concluída, conseguimos atender a maioria dos smartphones disponíveis no mercado”, avalia o engenheiro agrícola Pablo Ricardo Nitsche, pesquisador do IAPAR e idealizador da ferramenta.

A ferramenta mostra em tempo real as condições agrometeorológicas de todas as regiões produtoras do Paraná. Previsão do tempo, chuva acumulada, situação da água no solo e temperatura são algumas das funcionalidades da aplicação, que faz a compilação de dados registrados por 90 estações meteorológicas – 32 do IAPAR e outras 38 do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A equipe está trabalhando para incorporar ainda o monitoramento da ferrugem asiática, tábua de riscos climáticos e alertas para a cultura da maçã, informa o pesquisador.

Nitsche explica que essas informações são importantes para decidir sobre operações como semeadura, aplicação de agroquímicos, colheita e, também, monitorar as condições hídricas do solo e até receber avisos de geadas ou fitossanitários.

O aplicativo IAPAR Clima pode ser baixado gratuitamente no Google Play e, a partir de agora, também na App Store.

PAINEL – O IAPAR ainda contribui com a programação da Inventum com o painel Pesquisa agropecuária e o Uso de Novas Tecnologias no Campo, que será conduzido pelo pesquisador Anderson de Toledo na segunda-feira (11), às 19h30.

De acordo com o especialista, a pesquisa deve acompanhar de perto o crescente surgimento de startups e de aplicações para o agronegócio. “Muitas vezes, uma tecnologia que se aplica a determinada situação não se ajusta bem a outras condições. O papel da pesquisa pública é responder essas dúvidas”, aponta.

Toledo fará uma apresentação geral sobre a aplicação dessas novas tecnologias na agropecuária e apresentará alguns dos projetos em andamento no Iapar, como o aplicativo para identificação de bovinos pelo espelho nasal; o IAPAR Clima, ferramenta para acompanhamento agrometeorológico e o Sistema de Gestão de Máquinas Agrícolas (Sigma).

Informações e inscrições para participar do painel aqui.

ESTANDE – O IAPAR também estará presente na Inventum com um estande, onde haverá apresentação de aplicativos, protótipos, produtos de startups parceiras e degustação de cafés especiais.

Serviço
Estande do IAPAR na Inventum – 4º Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação
Data: durante todo o período do evento, de 8 a 13 de novembro
Local: Parque Tecnológico de Pato Branco, situado na Rua Lídio Oltramari, 1628

Painel "Pesquisa agropecuária e o uso de novas tecnologias no campo", com o pesquisador Anderson de Toledo
Data: 11 de novembro, segunda-feira
Horário: 19h30
Local: Inventum, no Parque Tecnológico de Pato Branco


Assessoria de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Jornalista Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/02-PR)
(43) 3376-2465 | liberal@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.