EVENTO

28/10/2019

ILP leva 250 participantes à Fazenda-Modelo

tt(28/10/2019) No último dia 23 (quinta-feira) foi realizada a I Mostra Tecnológica no Campo – Integração Lavoura-Pecuária, na Fazenda-Modelo do IAPAR, em Ponta Grossa. O evento contou com um público de 250 participantes, entre produtores de soja, pecuaristas, profissionais e estudantes.

Os temas foram abordados em baterias. A primeira mostrou resultados de pesquisas positivos, nos quais os sistemas integrados beneficiam tanto a produção animal como a produção de grãos. Esses resultados apontam incrementos de até 15% na produção da soja e 14% na produção de milho, ambos favoráveis para áreas pastejadas comparadas com áreas sem pastejo.

Na segunda bateria foram apresentados resultados parciais de pesquisas sobre desempenho de bovinos cruzados sob confinamento, alimentados com dietas à base de grãos de aveia e milho, com e sem trituração.

Devido às fortes geadas ocorridas em todo Paraná, seguidas de longo período de estiagem, foi incluída na programação a discussão sobre suplementação estratégica a pasto em épocas críticas.  Nessa bateria foram apresentados resultados para sistema de suplementação baseado no uso de grãos de aveia e quirera de milho.

A I Mostra Tecnológica no Campo – Integração Lavoura-Pecuária foi promovida pelo IAPAR, Emater-PR, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage) e Secretaria da Agricultura de Ponta Grossa, e contou com o apoio do Grupo Koelpe. O evento integrou a programação técnica da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Efapi), realizada de 18 a 26 de outubro.



Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.