DIA DE CAMPO

21/10/2019

Redes de Referências têm dia de campo em propriedade modelo

(Redes de Referências tem dia de campo em propriedade modelo21/10/2019) Mais de 100 agricultores, técnicos e estudantes participaram na quarta-feira (16) de um dia de campo sobre qualidade na produção leiteira, evento realizado na propriedade da família Back, localizada no município de Verê (região Sudoeste do Paraná).

Os produtores anfitriões, juntamente com pesquisadores do IAPAR e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), apresentaram aos participantes o sistema de produção utilizado na propriedade, com ênfase na nutrição dos animais – suplementação alimentar de vacas com maior potencial de produção, produção de alimentos na propriedade e manejo de forrageiras, uso de concentrados e racionalização das atividades com o objetivo de diminuir a penosidade das atividades diárias do produtor de leite.

Manejo da ordenha como fator de qualidade do produto foi outro tema abordado em detalhes – horário, condução dos animais e a importância da higienização, tanto dos tetos como da ordenhadeira e do resfriador.

REDES – Em uma área de apenas 17 hectares, a família Back é modelo em produção de leite a pasto. Também obtém renda com a venda de soja, produzida no sistema de rotação de culturas, informa a pesquisadora Norma Kiyota, do IAPAR. “A propriedade integra o projeto Redes de Referência para a Agricultura Familiar há mais de 10 anos”, ela acrescenta.

Presente em todo o Paraná e envolvendo equipes do IAPAR, Emater-PR e de diversos parceiros, o projeto Redes foi criado com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis para a agricultura familiar.

Nessa proposta, propriedades representativas dos principais sistemas de produção do Estado são acompanhadas para o levantamento de suas referências técnicas e econômicas. A “rede” é formada por unidades produtivas semelhantes.

Diferentemente do modelo convencional de pesquisa, conduzido em estações experimentais, as Redes privilegiam a participação do produtor nos levantamentos e formulação de propostas para mudanças na propriedade. Quando ele dá sua aprovação, essas informações passam a constituir parâmetros para orientação de outros agricultores com as mesmas características.
Na propriedade da família Back, o projeto é conduzido por pesquisadores do IAPAR e da UTFPR, câmpus Dois Vizinhos.

A realização do dia de campo teve ainda o apoio da prefeitura de Verê e do Laticínio Alto Alegre.


Com informações de Joice Mari Assmann, da Área de Transferência de Tecnologia em Pato Branco.
Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
(43) 3376-2465 | imprensa@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.