CURSO

22/10/2019

Leite: IAPAR instrui técnicos do Sudoeste sobre novas regras de qualidade

(Leite: IAPAR instrui técnicos do Sudoeste sobre novas regras de qualidade22/10/2019) O pesquisador André Luís Finkler da Silveira, do Polo de Pato Branco, ministrou treinamento para técnicos do Sudoeste sobre as Instruções Normativas (IN) 76 e 77, do Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa). Participaram profissionais da Emater-PR, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), prefeituras e iniciativa privada.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria, enquanto a IN 77 define regras para a organização da propriedade – instalações, equipamentos, formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose. As normas foram publicadas pelo Mapa em novembro do ano passado, e passaram a vigorar no final de maio.

A parte prática do curso foi realizada em uma propriedade de Dois Vizinhos, conduzida pelo técnico em agropecuária Márcio Junior Sipp, também do IAPAR.

A iniciativa do treinamento foi idealizada a partir de uma demanda da empresa HE Laticínios, interessada em capacitar seus técnicos e produtores. “É importante fomentar cada vez mais o conhecimento e a tecnologia na bacia leiteira do Sudoeste do Paraná”, aponta o gerente de captação leiteira Thiago Alberton Pereira.

“Foi a primeira ação dentre várias que irão ocorrer no Sudoeste para que produtores e laticínios possam atender as novas normativas de produção com qualidade”, anota Joice Mari Assmann, da área de transferência de tecnologia do IAPAR em Pato Branco.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
(43) 3376-2465 | imprensa@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.