INSTITUCIONAL

23/08/2019

Pesquisador do IAPAR realiza palestra sobre solo e nutrição

test(23/08/19) O pesquisador do Polo Regional de Pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Santa Tereza do Oeste Luiz Antônio Zanão Júnior realizou palestra na quarta (21) sobre fertilidade do solo e nutrição das principais culturas da região Oeste, como soja, milho e trigo. A palestra fez parte da programação do I Encontro Regional de Produção Sustentável de Grãos promovido pela Emater.

O evento contou com a presença de aproximadamente uma centena de produtores rurais de toda a região. Zanão Júnior mostrou que a grande maioria das áreas na região Oeste do estado já possui uma fertilidade construída, com níveis elevados da maioria dos nutrientes. Ele recomendou apenas uma recomposição dos nutrientes. “A adubação de reposição pode ser feita com a utilização de dejetos de aves e suínos que são produzidos em abundância na região” afirmou. Zanão Júnior destacou que o Brasil é grande produtor de grãos, mas importa grande parte dos fertilizantes que necessita. “A utilização dessas fontes de nutrientes locais diminui essa dependência”, explicou.

O pesquisador ponderou, no entanto, que é preciso critério na adubação com dejetos. “É necessário sempre acompanhar a fertilidade através de análise do solo para detectar possíveis desequilíbrios entre os nutrientes”, alertou.


Com informações de Maristela Zanão - Polo Regional de Pesquisa do IAPAR em Santa Tereza do Oeste

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.