INSTITUCIONAL

22/08/2019

Diretoria do IAPAR participa de debate do novo plano de trabalho do Consepa

test(22/08/19) O presidente e o diretor de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) participaram de reuniões em Brasília na terça (20) e quarta (21) no Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). As reuniões trataram dos problemas individuais e coletivos de cada entidade na busca por soluções. Estavam presentes dirigentes de entidades de pesquisa agropecuária do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Santa Catarina e Tocantins. O presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, também participou do debate.

O vice-presidente do Consepa e presidente do IAPAR e Emater-PR, Natalino Avance, abriu a reunião com um panorama geral e solicitou que cada estado representado apresentasse a estrutura de sua entidade, suas boas práticas e seus principais problemas. O diretor de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Rafael Fuentes, começou o debate mostrando o projeto de criação e fusão do Iapar e do novo instituto de pesquisa do Paraná, com nome fantasia Ruralpar.

O presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, salientou que nos últimos 50 anos o Brasil conseguiu crescer em produção graças ao desenvolvimento cientifico em pesquisa e inovação. "O Sistema de pesquisa e inovação foi o que possibilitou esse crescimento produtivo", afirmou. Para o futuro, Moretti afirmou que os maiores desafios são aumentar a eficiência de comunicação com o setor agrícola, diminuir a fragmentação de agendas de pesquisa e o distanciamento com o setor produtivo e ainda reduzir a dependência orçamentária do tesouro aproximando-se, casa vez mais, das organizações privadas.

Segundo Fuentes, no final de reunião os dirigentes entregaram documento ao presidente da Embrapa sugerindo esforços no sentido de reaproximar as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas) da Embrapa de forma a restabelecer a força do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA). Moretti sinalizou de forma positiva aos dirigentes ressaltando que as Oepas têm maior capilaridade e conhecimento regional. Ainda de acordo com o diretor de pesquisa do IAPAR, foi estabelecido também um calendário de atividades para o período de 2019 a 2021.

FOZ DO IGUAÇU - O diretor de pesquisa do IAPAR participa de reunião nesta sexta (23) do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), uma instituição científica, tecnológica e de inovação formada por 27 instituições que desenvolvem e/ou apoiam projetos relacionados às energias renováveis. Fuentes é suplente do presidente do IAPAR Natalino Avance no Conselho de Administração do Cibiogás.

*Com informações de Juliana Silva, assessoria de comunicação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer)

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.