DIA DE CAMPO

19/08/2019

Dia de Campo do IAPAR trata de culturas para obtenção de óleo

TEST(19/08/19) O Polo Regional de Pesquisa em Santa Tereza do Oeste do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) promoveu na quarta (7) Dia de Campo sobre Culturas para Obtenção de Óleo vegetal para plantio durante o inverno. As opções pesquisadas pelo Instituto, como camelina, canola, cártamo, crambe, linhaça, mostarda e nabo forrageiro, foram os destaques do evento.

Além disso, produtores rurais, estudantes e extensionistas tiveram a oportunidade de conhecer as formas de regulagem das micro prensas e manusear as máquinas de extração de óleo apresentadas pelo pesquisador Hevandro Delalibera. Ele também comentou sobre alguns procedimentos de pré-tratamento da matéria-prima visando melhorias no processo de extração.

No campo, o pesquisador Pedro Mário Araújo apresentou resultados de pesquisa das culturas de outono-inverno para produção de grãos e de óleo, qualidade da torta para alimentação animal e ainda ciclo da cultura que podem ser usadas como rotação de culturas na entressafra da soja. O pesquisador Luiz Antônio Zanão Júnior elaborou um informativo sobre a adubação das culturas para produção de óleo, especificamente canola, crambe, cártamo e mostarda. De acordo com Zanão, todas as recomendações de adubação e calagem devem ser baseadas na análise de solo.

O pesquisador e líder do Programa de Pesquisa em Energias Renováveis (PER) do IAPAR, Mateus Azevedo, realizou um panorama da produção e uso de biocombustíveis a partir de óleo vegetal, sobretudo biodiesel e bioquerosene.


Com informações de Maristela Zanão - Polo Regional de Pesquisa do IAPAR em Santa Tereza do Oeste

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.