REUNIÃO TÉCNICA

06/08/2019

Diretoria do IAPAR participa de reuniões em Brasília

test(06/08/19) O presidente e dois diretores do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) realizam em Brasília uma extensa agenda de reuniões nesta terça (6) e quarta (7) em entidades de âmbito nacional ligadas ao meio rural e à ciência e tecnologia.

O diretor de pesquisa Rafael Fuentes reuniu-se na manhã desta terça (6) com representantes de diversas entidades, como a Associação do Sudoeste Paulista de Irrigantes e Plantio na Palha (ASPIPP), na Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação. A reunião ocorreu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) presidida por Ricardo Ralisch, que também é professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Dentre os itens da pauta de discussões da reunião, estão projetos de avaliação da qualidade do Sistema Plantio Direto em cinco biomas brasileiros liderados pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP); a realização de eventos, como Inovagri e XXVIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem; e a situação a situação da irrigação no Brasil e aspectos de licenciamento do uso da água.

Já o presidente Natalino Avance de Souza participou de reunião na Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). Souza deve participar do debate em torno de temas como a proposta do Sistema Único de Gestão da Agricultura Nacional e propostas do MAPA para as entidades estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do país. De acordo com Souza, ficou definido que a primeira reunião da Asbraer de 2020 ocorrerá no Show Rural em Cascavel. Na tarde de terça (6), Fuentes também participará da reunião na Asbraer para tratar de assuntos como um calendário das instituições estaduais de pesquisa, juntamente com o Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa (Consepa).

A assessora da diretoria de Pesquisa e diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia, Vania Cirino, está em Brasília para participar de reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). A comissão é um grupo multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia, que presta apoio técnico e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a organismos geneticamente modificados (como transgênicos).

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)
Lucas V. de Araujo (MTb 4037)
Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369
Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.