PARANÁ

04/07/2019

Conferência debate segurança alimentar e alimentos mais saudáveis no IAPAR

test(04/07/19) Acontece nesta quinta (4) a 3ª Conferência Regional de Segurança Alimentar Nutricional na sede do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) em Londrina. Em torno de 150 pessoas entre secretários municipais, agricultores familiares, membros de movimentos sociais e de comunidades tradicionais, como quilombolas e indígenas, participam do evento.

O tema da Conferência neste ano é “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos”. De acordo com o secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Valdecir Veloso Neto, a proposta da conferência é debater propostas que serão levadas à conferência estadual, que escolhe as melhores ideias para a conferência nacional. “Buscamos propostas para a implementação de políticas públicas em nível municipal, estadual e federal”, complementa Veloso Neto.

MENOS AGROTÓXICOS - O diretor técnico da Emater-Paraná, Nélson Harger, destacou a importância da extensão e da pesquisa para o desenvolvimento de alimentos mais saudáveis. Harger, no entanto, ponderou que ainda existe o uso demasiado de agrotóxicos em diversas culturas. “Podemos reduzir em 1/3 a aplicação de fungicidas na soja”, defendeu Harger. O diretor ainda ressaltou que para produzir alimentos mais saudáveis ou orgânicos é preciso muita tecnologia, sendo que muitas delas já existem. “Estamos tentando conscientizar agricultores e técnicos para usarem essas técnicas”, ressalta.

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS - O diretor de pesquisa e presidente interino do IAPAR, Rafael Fuentes, representou o secretário de agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. Fuentes destacou a importância da colocação de Harger sobre o uso correto de agrotóxicos e lembrou o elevado desperdício de alimentos em nosso país. “O desperdício em alguns setores chega a quase 50% do que plantamos e colhemos. É um número muito alto que precisa ser amplamente combatido”, disse o diretor. Ele também acrescentou que produtores rurais, o poder público e membros da sociedade civil organizada podem contribuir muito com esse propósito.

PRESENÇAS - Participaram da conferência a assessora da diretoria de pesquisa do IAPAR, Vania Cirino; o chefe do núcleo regional da SEAB em Apucarana, Antonio Biral Filho; o chefe do núcleo regional da SEAB em Cornélio Procópio, Fernando Itimura; o chefe do núcleo regional da SEAB em Londrina, Antonio Carlos Barreto; o chefe regional da Emater Londrina, Sérgio Carneiro; o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Ronaldo Siena, a secretária de segurança alimentar e nutricional de Arapongas, Niele Melo, além de diversos outros servidores estaduais, vereadores e secretários municipais de toda a região.

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.