DIA DE CAMPO

21/06/2019

Eventos do IAPAR sobre mandioca atraem bom público

test(21/06/19) O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) realizou na quarta (19) a Tarde de Campo da Mandioca de mesa em Assai, norte do estado. Em torno de 40 produtores rurais de toda a região participaram do evento, que contou com o apoio da Emater-PR. O diretor de pesquisa do Iapar Rafael Fuentes também participou da Tarde de Campo.

A Tarde de Campo da Mandioca de mesa em Assai foi o quarto evento promovido pelo IAPAR e parceiros na região norte do Paraná em um intervalo de um mês sobre a cultura da mandioca. O primeiro foi em Guaravera, distrito de Londrina; o segundo em Andirá; o terceiro em Lerrovile, também distrito de Londrina; e o quarto em Assai. Em torno de 160 pessoas participaram das manhãs e tardes de campo, entre pequenos produtores, técnicos e indígenas.

Os pesquisadores do IAPAR Humberto Androcioli, Sandra Vigo e Wilmar Lima trataram de manejo de pragas, doenças e variedades de mandioca nos eventos. O pesquisador Marcelo Romano da Embrapa também contribuiu falando de variedades. O técnico agrícola do Iapar Ronaldo Rossetto tratou de conservação no solo e o extensionista da Emater-PR Paulo Mrtvi organizou os eventos. Humberto Ramos, extensionista da Emater-PR, falou sobre industrialização e preparo da mandioca para venda. O IAPAR também contou com a colaboração das prefeituras onde os eventos foram realizados.

Segundo Fuentes, as manhãs e tardes de campo foram fundamentais para divulgar as melhores práticas do cultivo da mandioca diretamente aos principais usuários, isto é, os produtores rurais. Ainda de acordo com o diretor de pesquisa, os eventos foram bem sucedidos porque tiveram bom público e fortaleceram um canal de comunicação direto com o agricultor.

Em Julho o IAPAR, a Emater-PR e entidades parceiras devem promover mais dois eventos sobre a cultura da mandioca na região norte do Paraná. Um deles durante a Expotécnica, em Sabáudia, e outro em Ribeirão Claro.

Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.