REUNIÃO TÉCNICA

19/06/2019

IAPAR realiza Reunião Técnica do Milho na região Oeste

test(19/06/19) O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) realizou na terça-feira (18) no Polo Regional de Pesquisa em Santa Tereza do Oeste Reunião Técnica do Milho. O evento contou com a presença de quase 100 pessoas entre técnicos de cooperativas, de empresas privadas, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), além de estensionistas da Emater-PR.

De acordo com o pesquisador do IAPAR Adriano Custodio, o foco da Reunião foi discutir e apresentar resultados de pesquisa do Iapar relacionados a determinadas doenças na cultura do milho, como Estria Bacteriana e Enfezamentos. “Também foi discutida a ocorrência de algumas doenças responsáveis por ocasionar quebramento de colmo e má formação do sistema radicular “, salienta Custodio.

Além de Custódio, os pesquisadores do IAPAR Rodolfo Bianco, Rui Pereira Leite Júnior e Michele Silva trataram de questões técnicas relevantes, como manejo de pragas sugadoras e doenças do milho causadas por molicutes. O pesquisador Tiago Madalosso do Centro de Pesquisa Agrícola da Copacol e o fiscal da Adapar Anderson Lemiska também contribuíram com o evento.

DEMANDA DA REGIÃO - Conforme Custódio, o evento foi realizado para atender uma demanda de várias instituições da região oeste do Paraná, como Emater, Secretaria de Agricultura do Paraná (SEAB), e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel, preocupadas com o avanço de doenças do milho. “Procuramos contribuir com a sociedade civil organizada da região mostrando nosso trabalho de pesquisa no Polo Regional do IAPAR em Santa Tereza do Oeste, que possui estrutura e pessoas competentes para realizar o evento”, destaca o pesquisador.

Pela importância das discussões técnicas realizadas, a Reunião chamou a atenção da imprensa local. A TV Tarobá de Cascavel realizou reportagem sobre o assunto para o telejornal de abrangência regional.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.