DESTAQUE NA IMPRENSA

12/06/2019

IAPAR é destaque na mídia em tecnologias para toda sociedade

test(12/06/19) O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) foi destaque em diversos veículos de comunicação de abrangência regional, estadual e nacional na última semana. Entre os assuntos que chamaram a atenção da imprensa estiveram o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Rodada Técnica do Milho e a fruticultura.

A Rodada Técnica do Milho, promovida pelo IAPAR em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo e a Universidade Estadual de Londrina, foi notícia em diversos portais de conteúdo jornalístico, focados ou não em notícias agrícolas, como Paraná Portal, Massa News, O Paraná, Página Rural e Alerta Paraná; na Agência Estadual de Notícias do Paraná; sites de cooperativas, como Copagril; e ainda em emissoras de TV e rádio, como a Rede Massa, afiliada do SBT em todo o Paraná, RIC Record, afiliada da Rede Record no estado, e na RITTV, Rede Internacional de Televisão.

O Dia Internacional do Meio Ambiente também foi destaque na mádia. Foi montada a estrutura do simulador de chuva na sede do IAPAR em Londrina para demonstrar o quanto o sistema de plantio direto de qualidade é uma técnica importantíssima em termos de preservação ambiental. Também foi criada uma trincheira para demonstrar propriedades do solo realizado sobre o sistema de plantio direto de qualidade. A notícia foi destaque na Agência Estadual de Notícias do Paraná, inclusive com a contribuição do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, enaltecendo a importância dessa tecnologia para o Brasil e o mundo e a relevância da pesquisa pública nesse contexto. Diversos veículos de comunicação deram destaque à notícia, inclusive em programas líderes de audiência, como Tribuna da Massa, apresentado por Carlos Camargo na Rede Massa de Televisão. Nestes programas a preocupação foi mostrar o trabalho do IAPAR a pessoas que moram na cidade e desconhecem muitas vezes de que forma a pesquisa agrícola pública contribui para a sociedade.

A pesquisadora Alessandra Detoni também concedeu entrevista à Folha de Londrina sobre o trabalho com fruticultura, especificamente em relação ao cultivo de uvas. A Folha deu destaque às pesquisas realizadas na Estação Experimental do IAPAR em Santa Tereza do Oeste com foco em uvas rústicas. O coordenador de fruticultura do IAPAR, Pedro Martins Auler, também participou da entrevista divulgada no suplemento Folha Rural.

Abaixo, alguns dos links com as reportagens feitas no IAPAR

https://redemassa.com.br/tribuna-da-massa-manha-17/2019/06/05/edicao-completa-de-quarta-feira-05-06-2019-55838/v/






https://cbncuritiba.com/chuva-e-frio-podem-prejudicar-colheita-de-hortalicas-no-parana/


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar)

Lucas V. de Araujo (MTb 4037)

Tel: (43) 3376-2005 | (43) 9-9122-2369

Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br