EVENTO

28/05/2019

Pesquisador do IAPAR de Santa Tereza do Oeste realiza palestra

test(28/05/19) O pesquisador do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) da Estação Experimental de Santa Tereza do Oeste Luiz Antônio Zanão Júnior realizou palestra em Tupãssi, oeste do estado, na última quinta-feira (23). Zanão Júnior foi convidado pela Emater-PR, Prefeitura Municipal de Tupãssi e sindicatos rurais que promoveram o Encontro Municipal de Fertilidade do Solo.

Para uma plateia de quase duas centenas de produtores rurais, Zanão tratou da utilização de dejetos de aves e suínos na produção de soja e milho safrinha. O tema foi escolhido em virtude da elevada das características do solo do oeste do Paraná e da oferta elevada de resíduos de animais naquela região. O pesquisador informou que a adubação com dejetos de aves e suínos, se feita baseada em critérios técnicos, no mínimo se iguala à adubação mineral.

Ainda de acordo com Zanão Júnior, a técnica de adubação com dejetos de aves e suínos traz diversos benefícios, como evitar que estes produtos contaminem o ambiente, adicionar matéria orgânica ao solo e reduzir o custo de produção. No entanto, ele alertou para os critérios que precisam ser seguidos para praticar a adubação com dejetos corretamente e não utilizar esses materiais como descarte no solo.


Com informações de Maristela Pereira Carvalho Zanão - Iapar de Santa Tereza do Oeste
Serviço de Imprensa Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Lucas V. de Araujo – MTb 4037
(43) 3376-2005
(43) 9-9122-2369
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.