PARCERIA

13/05/2019

Diretoria do IAPAR realiza reunião com Acopar

Diretoria do IAPAR realiza reunião com Acopar(13/05/2019) A diretoria do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) esteve reunida nesta segunda-feira (13) com a  Associação dos Cotonicultores Paranaenses (Acopar). Em pauta, parcerias entre o Instituto e a Acopar para o desenvolvimento do algodão no Estado.

O presidente da Acopar, Almir Montecelli, destacou os avanços da cultura no Paraná e no Brasil. “O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão e o Paraná deve chegar a mil hectares de área plantada no ano que vem”, disse Montecelli.

Ele também destacou que a Acopar vem fazendo um intenso trabalho de mostrar as vantagens do algodão para o produtor rural, mas que precisa do suporte do IAPAR. Dentre as demandas apresentadas estão instalação de unidades demonstrativas em estações experimentais, espaço físico para armazenamento de equipamentos, e apoio em certas áreas de pesquisa.

O diretor de pesquisa do IAPAR, Rafael Fuentes, lembrou que o IAPAR tem boa estrutura, mas dispõe de um quadro reduzido de pessoal para atender determinadas demandas de pesquisa. “Podemos pensar em um termo de cooperação, mas levando em conta algumas limitações”, acrescentou Fuentes. O diretor de pesquisa também fez ponderações técnicas sobre o uso do algodão para rotação de cultura em sistema de plantio direto.

O presidente do IAPAR, Natalino Avance de Souza, questionou a possibilidade de a Acopar começar um trabalho piloto na região Noroeste do Estado, em Paranavaí, para reforma de pastagem, assim como a resistência do algodão à estiagem. Ele também destacou a importância da Acopar realizar reuniões com técnicos e produtores para divulgar os benefícios do algodão aos produtores rurais. “Nós fazemos isso a muito tempo e vem dando certo. Isso é fundamental para a cultura ganhar espaço”, ressaltou.

Ao fim de reunião, a diretoria do IAPAR se comprometeu a discutir internamente a possibilidade de criar parcerias com a Acopar.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Lucas V. de Araujo (MTb 4037)
Tel: (43) 3376-2005 | 99122-2369 / Correio eletrônico: lucasaraujo@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.