IAPAR

27/03/2019

Curso de feijão reúne 75 técnicos em Pato Branco

Curso de feijão reúne 75 técnicos em Pato Branco(27/03/2019) Com participação de 75 agrônomos e técnicos da Região Sudoeste do Paraná – e também alguns de Santa Catarina – pesquisadores do IAPAR conduziram, dias 20 e 21 de março, um curso de atualização sobre a cultura de feijão no Polo Regional de Pato Branco.

“O curso reuniu um público já experiente na cultura, seja na assistência técnica ou como produtores, e a troca de informações foi muito rica”, aponta Joice Assmann, da Área de Transferência de Tecnologia.

Joice explica que o evento foi organizado com o objetivo de apresentar os últimos avanços nas pesquisas a cultura para profissionais da assistência técnica e extensão rural, produtores de semente, agricultores e estudantes.

Ecofisiologia do feijoeiro, melhoramento genético e caracterização de cultivares, manejo integrado de pragas, fixação simbiótica de nitrogênio, adubação, nutrição e conservação do solo, manejo de doenças e de plantas daninhas foram alguns temas discutidos no módulo teórico do curso. No campo, os participantes conheceram 13 cultivares de feijão desenvolvidas pelo IAPAR e adaptadas ao Sudoeste do Paraná.

Segundo avaliação dos técnicos que participaram do curso, o evento foi muito importante para a região, pois necessitamos de atualizações para a cultura para podermos levar essa tecnologia aos produtores e, orienta-los com qualidade e clareza em suas dúvidas.

O Curso de Atualização sobre a Cultura do Feijoeiro aconteceu por iniciativa do IAPAR, com apoio da Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (Umiptt), colegiado que reúne também a Embrapa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e diversas outras entidades da região.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
Tel: 43 3376-2465 / Correio eletrônico: imprensa@iapar.br


Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.