PARCERIA

15/12/2018

Proposta do IAPAR, o AGRO+I começa a decolar em Paranavaí

FotoJornada01(15/12/2018) Após um ano e meio de intenso trabalho das equipes da Diretoria de Inovação, Diretoria de Pesquisa e do Polo Regional do IAPAR em Paranavaí, a proposta do AGRO+i - Parque Tecnológico Centro de Agroinovação de Paranavaí foi abraçada por todas as forças políticas, econômicas e sociais da região, sob a liderança da Prefeitura, e começa a ser implantada em 2019. 

Leia a notícia a seguir.


PARQUE TECNOLÓGICO AGRO+i COMEÇA 

A SER IMPLANTADO EM 2019 EM PARANAVAÍ

Com a assinatura do Terceiro Acordo de Cooperação entre Prefeitura, IAPAR, Sebrae e as principais entidades empresariais, universitárias e civis de Paranavaí, na Jornada de Agroinovação que marcou o 66º aniversário do Município ontem (14/12), foi dada a largada para a implantação do Parque Tecnológico Centro de Agroinovação AGRO+i, a partir de 2019.

Concebido há dois anos, para ser implantado em parte da estação de pesquisa do IAPAR em Paranavaí e em áreas próximas, o projeto AGRO+i tem o objetivo de criar um ambiente de inovação na cidade, para fomentar a criação e atração de empresas de base tecnológica, que são as que geram empregos mais qualificados e melhor remuneração.

PRIMEIROS PASSOS

FotoJornada00Falando a 100 pessoas na abertura de Jornada de Agroinovação, na tarde de ontem (14) no Centro de Eventos, o prefeito de Paranavaí, Delegado Kiq, anunciou as prioridades do AGRO+i em 2019:

"Como é um empreendimento de longo prazo, que deverá estar plenamente implantado em 12 anos, nosso primeiro passo será a contratação de uma entidade privada, sem fins lucrativos, especializada em desenvolvimento local, regional, tecnológico e de inovação, para fazer a gestão do projeto e do processo de implantação", disse o prefeito.

A contratação de entidade privada tem o objetivo de permitir uma gestão mais ágil, como ocorre em empreendimentos similares em todo o mundo, e também blindar o empreendimento de interferências políticas. Nesse sentido, a entidade gestora estará subordinada ao Conselho Gestor do AGRO+i, composto por representantes da Prefeitura, IAPAR, Sebrae, Sindicato Rural/FAEP, Sindicato da Indústria de Mandioca/FIEP, Centro Tecnológico da Mandioca, Citri, IFPR e Unifatecie.

Os recursos para essa contratação serão captados pela Prefeitura, com apoio das instituições parceiras, junto a órgãos de fomento estaduais e federais. Convidado especial para o evento, o diretor de Assuntos Econômicos da Secretaria de Estado da Fazenda, Francisco Inocêncio, adiantou que uma fonte provável poderá ser o programa Paraná Competitivo.

Em sua palestra de encerramento do evento, Inocêncio também apresentou diversas iniciativas de políticas públicas do Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec), que poderão contribuir com o Parque/Centro de Agroinovação de Paranavaí já a partir de 2019.

INCUBADORA DE EMPRESAS

FotoJornada06Outra prioridade para 2019, anunciada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Darlan Gonçalves, será a realização de concurso nacional para seleção de estudo urbanístico para a área do AGRO+i e de estudo arquitetônico para o Centro de Agroinovação.

Darlan apresentou as áreas previstas para o empreendimento, que vai integrar a parte disponibilizada pelo IAPAR com área pública hoje degradada, utilizada como lixão da construção civil. "Vamos combinar a proposta inicial de nossa administração, de um parque urbano naquela região, com a proposta do parque tecnológico, e construir ali em espaço de integração social, ambiental, urbanística e tecnológica" - disse.

Também para 2019 está prevista a implantação da Incubadora de empresas de base tecnológica de Paranavaí, em salas disponibilizadas pelo IAPAR de Paranavaí.

FotoJornada0


DIT Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia
(43) 3376-2322
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.