PARANÁ

25/11/2018

IAPAR integra programa de cooperação Paraná-Valência

Foto_generalitat02(25/11/2018) A convite da União Europeia, o diretor de Inovação do IAPAR participou na semana de 19 a 23/11 de uma missão técnica de instituições paranaenses à Comunidade de Valência, na Espanha, com o objetivo de prospectar oportunidades de cooperação entre as duas regiões, no contexto do Programa IUC-LAC, que visa integrar empresas e instituições europeias e da America Latina. Leia nota com as conclusões da missão.


MISSÃO DO PARANÁ A VALÊNCIA DEFINE LINHAS DE COOPERAÇÃO ENTRE REGIÕES

Autoridades de relações internacionais do governo da Comunidade de Valência, na Espanha, receberam hoje (23) os cinco membros da missão do Estado do Paraná, que nesta semana visitaram instituições valencianas de desenvolvimento regional, ciência, tecnologia e inovação, a convite da Comunidade Europeia, no contexto do Programa IUC-LAC (Integração União Europeia e América Latina).

O encontro, presidido pela Chefe de Relações com a UE da Generalitat de Valência, Ana Enguidanos Weyler, validou a pauta inicial de oportunidades de cooperação entre as duas regiões, elaborada pela comitiva e seus anfitriões, que envolve parcerias de pesquisa e inovação em Citricultura, Agroecologia e Agricultura de Precisão, estratégias de desenvolvimento regional, colaboração entre empresas paranaenses e valencianas de tecnologia, parcerias entre Universidades, Parques Científicos e Tecnológicos e redes de Incubadoras de Empresas.

A agenda inicial será agora detalhada e transformada num “Memorandum of Undertanding”, a ser assinado em Curitiba na semana de 25 de março de 2019, quando uma comitiva da Comunidade de Valência retribuirá a visita dos paranaenses. Mas o objetivo é que cada uma das dez oportunidades prospectadas se transforme em convênios e projetos específicos, que poderão se estruturar com recursos da União Europeia e de instituições brasileiras, como a FINEP, gerando afinal empresas e empregos qualificados nas duas regiões.

Participaram do encontro desta manhã, na Generalitat de Valência, assessores do Instituto Valenciano de Competitividad Empresarial, Rafael Escamilla Domínguez e Roberto Algarra Alberto, os paranaenses Jean Carlos Alberini (Agência Paraná Desenvolvimento), Adriano Krzyuy (Assespro Associação de Empresas de Informática), Tadeu Felismino (Instituto Agronômico do Paraná), Edwin Cardoza (Universidade Estadual de Maringá) e Izoulet Cortes Filho (da Governança de TIC do Paraná e coordenador da missão).



DIT - Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia
(43) 3376-2322
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.