IAPAR

29/06/2018

IAPAR celebra 46 anos com entrega de tecnologias ao setor produtivo, homenagens e inaugurações

(APAR celebra 46 anos com entrega de tecnologias ao setor produtivo, homenagens e inaugurações29/06/2018) A entrega ao setor produtivo de uma nova cultivar de trigo e de um manual para o cultivo de seringueira foram os destaques da celebração dos 46 anos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em evento realizado em Londrina na manhã desta sexta-feira (29). O secretário de agricultura e abastecimento, George Hiraiwa, esteve presente na solenidade.

“Esta instituição é um porto seguro da agropecuária nacional. Quando temos dúvidas sobre o que fazer nas lavouras, batemos na porta do IAPAR”, afirmou Hiraiwa.

O diretor-presidente Florindo Dalberto, que integrou o movimento de lideranças engajadas na fundação do instituto, no final dos anos 1960, lembrou a participação da instituição nos avanços da agropecuária paranaense ao longo das últimas.

LIVRO E CULTIVAR – O livro Cultivo de Seringueira no Paraná é um minucioso compêndio sobre procedimentos técnicos em todas as etapas de cultivo – da seleção de áreas apropriadas ao plantio de seringais, formação de mudas e implantação do seringal até a extração do látex.

“São quase 30 anos de pesquisas condensados no livro. O IAPAR começou a estudar a adaptação da seringueira no Paraná ainda no final da década de 1980”, resume o engenheiro florestal André Luiz Medeiros Ramos, autor da obra juntamente com os pesquisadores Jomar da Paes Pereira e Alex Carneiro Leal.

A obra custa R$ 50 e pode ser adquirida aqui.

Já a nova cultivar de trigo IPR Potyporã – que significa “planta bonita”, em tupi-guarani – alia alto desempenho no campo com excelente qualidade industrial para a fabricação de pães. Foi desenvolvida em parceria entre o IAPAR e Fundação Meridional, entidade privada que reúne empresas de sementes de vários estados brasileiros e que busca na pesquisa pública alternativas aos monopólios tecnológicos das grandes multinacionais.

Sementes da nova cultivar estarão à disposição do setor produtivo já para a próxima safra do cereal.

INAUGURAÇÕES – Os secretários George Hiraiwa, de agricultura e abastecimento, e Décio Sperandio, da ciência, tecnologia e ensino superior, inauguraram o novo laboratório de solos e da unidade de beneficiamento de sementes da sede do IAPAR, em Londrina, que passou por reforma para ampliação e modernização.

“Essas obras consolidam um investimento de R$ 3,42 milhões, recursos que vieram do governo federal e do próprio IAPAR, como contrapartida”, explica o diretor de administração e finanças, Altair Sebastião Dorigo.

INOVAÇÃO – A programação prosseguiu com a assinatura da regulamentação da Política de Inovação do IAPAR, que incorpora dispositivos da legislação federal e estadual para dar mais flexibilidade à realização de parcerias com o setor privado.

“Participação dos pesquisadores nos resultados de suas criações, mais facilidade nas parcerias com a iniciativa privada, incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de startups são apenas alguns dos mecanismos agora facilitados que destacam a importância desse passo para a instituição”, explica Tadeu Felismino, diretor de inovação e transferência de tecnologias do IAPAR.

VIGILANTES DO AMANHÃ – Também houve na solenidade o anúncio dos estudantes que venceram o projeto “Vigilantes do Amanhã”, um concurso de fotos legendadas sobre a importância da preservação do solo e os perigos da erosão urbana e rural que mobilizou 12 turmas de 7º ano de escolas estaduais da região nos meses de maio e junho.

Uma parceria do IAPAR com o Núcleo Regional de Educação de Londrina e página “Folha Cidadania”, da Folha de Londrina, o projeto foi lançado na ExpoLondrina 2018 pela governadora Cida Borghetti e pela secretária de Educação Lúcia Cortez.

Venceram o concurso os estudantes Marina Pellegrini (Colégio Estadual Gabriel Martins), Felipe Silva de Paula (Colégio Estadual Kazuco Ohara), Carolina Brustz Rodrigues (Colégio Estadual Patrimônio Regina), Lucas Alva de Carvalho Messias (Colégio Estadual Moraes de Barros), Luana Fernandes Ferri (Colégio Estadual Patrimônio Regina), Ingrid Mendes de Almeida (Colégio Estadual Kazuco Ohara) e Vitório Nascimento Galdino Vaz (Colégio Estadual Kazuco Ohara).

AMIGO DO IAPAR – O diretor-presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, entregou ao secretário George Hiraiwa e ao deputado estadual Tiago Amaral o “Troféu Amigo do IAPAR”. “Esta é uma homenagem que outorgamos com muita alegria aos parceiros da instituição”, ele disse.

PRESENÇAS – Estiveram presentes nas comemorações do 46º aniversário do IAPAR o deputado estadual Tiago Amaral; Richard Golba, diretor-presidente da Emater-PR; José Renato Bouças Faria, chefe geral da Embrapa Soja; José Nicolás Mejía, Superintendente do Grupo Folha de Comunicação; Luiz Meneghel, da Associação Paranaense dos Produtores de Sementes (Apasem); o reitor da Universidade Estadual de Londrina, Sérgio Carlos de Carvalho; Afrânio Rossi Brandão, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP); Narciso Pissinati, presidente do Sindicato Rural de Londrina; o presidente da Câmara Municipal de Londrina, Ailton Nantes, Alexandre Fujita, secretário municipal de agricultura de Londrina; Gerson Araújo, vereador em Londrina; Daniele Ziober, vereadora em Londrina; Tio Douglas, vereador em Londrina e Sandro Alberto Segovia, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar; dentre várias outras autoridades e lideranças do setor.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
Tel: 43 3376-2465 / Correio eletrônico: imprensa@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.