EVENTO

27/06/2018

Governadora visita estande do IAPAR na Festa da Laranja de Cerro Azul

Governadora visita estande do Iapar  na Festa da Laranja de Cerro Azul (27/06/2018) Mais de 30 mil pessoas participaram na semana passada (22 a 24/6) da 52ª edição da Festa da Laranja e 24ª Festa Nacional da Ponkan de Cerro Azul, maior evento do Vale do Ribeira. O IAPAR, que tem uma estação experimental no Município, participou do evento com um estande, que foi visitado pela governadora Cida Borghetti e diversas autoridades.

Notável por seu concurso de tangerinas e laranjas, a Festa de Cerro Azul também atrai pelo espaço de exposição agrícola e pecuária, o artesanato local, a gastronomia nativa com produtos à base de mandioca, milho e outras culturas regionais, sem contar o tradicional suco de ponkan, doces à base de laranja e demais derivados de citros, além de atrações locais e nacionais.

Capital da Ponkan

A presença da governadora Cida Borguetti foi festejada pelas autoridades e população do Vale do Ribeira por ela ter sancionado, em 30 de maio, a lei estadual 19.529 que reconheceu Cerro Azul como a Capital Estadual da Tangerina Ponkan. Recentemente foi instalada na cidade uma indústria de suco integral de tangerina 100% natural, que aproveita os frutos que não vão para o mercado in natura, além da extração de óleo essencial da casca que é utilizado para diversos fins na indústria alimentícia e cosméticos.

Na esteira dessas conquistas, a indústria de sucos de tangerina da região vem proponto ao IAPAR pesquisas de melhoramento genético para novas variedades de tangerina que possam diminuir a substância, na parte branca da casca, que causa e intensifica o amargor no suco.

Julgamento da melhor tangerina

A exposição de laranjas e tangerinas é um dos pontos altos e culmina com o julgamento das melhores da festa. A pesquisadora Claudine de Bona representou o IAPAR na comissão julgadora, ao lado de técnicos da Emater, Adapar, SEAB, Cresol, Prefeitura e Cooperativas da região. Neste ano participaram do concurso 126 produtores em quatro categorias de tangerinas (Ponkan, Montenegrina, Murcott e Comum). Segundo Claudine, nesse ano foram adicionadas novas características a serem julgadas como categorias de cor (coloração e padrão de mercado), tamanho (homogeneidade e tamanho padrão de mercado) e aparência geral dos frutos (manchas, defeitos, cicatrizes, presença de sinais de pinta preta dos citros, danos físicos de colheita e pós colheita).

O município de Cerro Azul é o maior produtor nacional de tangerina ponkan com cerca de 2,5 milhões de caixas e também o maior produtor estadual de mandioca de mesa. Segundo o Secretário Municipal de Agricultura Marcelo Raab são cerca de 2,3 mil produtores no município, a maioria produzindo tangerinas ponkan que é o carro chefe, movimentando cerca de R$ 35 milhões para a economia do município.

Importância do IAPAR

Para Ivete Evangelista, administradora da Estação do IAPAR de Cerro Azul, o instituto tem função estratégica no aporte de tecnologias para a agricultura familiar do Vale do Ribeira com pesquisas realizadas em fruticultura (tangerinas, laranjas, pitáia, abacaxi, maracujá, pequenas frutas como amora e mirtilo), mandioca de mesa, seringueira, palmeiras, caprinocultura e minhocultura. Um dos destaques do estande foi a fruta pitaia, proveniente de um cactos que tem se adaptado bem a região do Vale e chamado a atenção dos consumidores pela beleza dos frutos (vermelhos e amarelos) e bom potencial de comercialização diferenciada. Outro ponto que atraiu os visitantes foram os caprinos das raças Anglonubiana e Boer, já distribuídos para produtores da região, segundo o Técnico Márcio Sipp do Iapar de Pato Branco.

Visitas de autoridades

O estande do IAPAR foi visitado no sábado pelo Senador da República Roberto Requião e no domingo pela Governadora do Estado do Paraná Cida Borguetti, acompanhada do Secretário Abelardo Lupion, deputados estaduais Pedro Lupion, Alexandre Curi e Nelson Justus, além dos deputados federais Toninho Wandescheer e Aliel Machado. Outros deputados, prefeitos e vereadores do Vale do Ribeira também passaram pelo estande do Iapar. Para o Prefeito de Cerro Azul Patrik Magari o Iapar tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento da agropecuária regional. O novo Coordenador Regional do Pólo de Curitiba do IAPAR João Ari Hill recepcionou a governadora e autoridades.

Por Moacir Darolt da Área de Transferência de Tecnologia – IAPAR Curitiba


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.