IAPAR

13/06/2018

Trabalho de mestrado realizado na Fazenda Modelo recebe premiação

   TRABALHO DE MESTRADO REALIZADO NA  FAZENDA MODELO RECEBE PREMIAÇÃO(13/06/2018) O doutorando Sandoval Carpinelli recebeu o prêmio "Trabalho Destaque" durante o II Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, realizado de 04 a 08 de junho em Rondonópolis -MT. Intitulado "Ciclagem de nitrogênio, fósforo e potássio em Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Centro-Sul do Paraná", o trabalho é oriundo de pesquisa de Mestrado em Agronomia realizado na fazenda Modelo do IAPAR em Ponta Grossa, sob orientação do Prof. Dr. Adriel Ferreira da Fonseca da UEPG e co-orientação da pesquisadora Laíse S. Pontes (IAPAR) e Drª Tangriani Simioni Assmann (UTFPR).

Segundo Sandoval os principais pontos destacados na pesquisa foram o fato de quantificar a liberação de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), a partir do resíduo de uma pastagem anual de inverno (aveia preta consorciada com azevém anual), para a cultura da soja em dois distintos sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA), boi-soja e boi-soja-floresta.

O doutorando destacou a importância da parceria entre UEPG, IAPAR, EMBRAPA, UTFPR e Fundação Capes e também da participação dos alunos em projetos desse tipo:
"O conhecimento de sistemas integrados de produção agropecuária mais sustentáveis pode ser utilizado como um meio de estimular os mercados a valorizar práticas que preservam o meio ambiente, inclusive com diferenciais de mercado", comentou.


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.