EVENTO

11/06/2018

Jornada de Agroecologia em Curitiba tem oficinas na Lapa

Jornada de Agroecologia em Curitiba tem oficinas na Lapa(11/06/2018) Acontece nesta semana (6 a 9) em Curitiba e Região Metropolitana a 17ª edição da Jornada de Agroecologia, um dos maiores eventos dedicados à agroecologia no Brasil. O Instituto Agronômico do Paraná participa com oficinas de fruticultura, minhocultura e bubalinocultura em sua estação experimental da Lapa.

O objetivo da 17ª edição da Jornada de Agroecologia é estabelecer um diálogo entre o campo e a cidade. O evento está sendo realizado na Praça Santos Andrade no centro de Curitiba, na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em diversos locais, como no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) da Lapa, onde acontecem as Oficinas práticas.

Criado em 2002, o evento é organizado por mais de 40 movimentos do campo e entidades do Paraná, entre os quais Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a organização Terra de Direito.

Nessa edição são cerca de 2,5 mil pessoas credenciadas, entre agricultores, artesãos, técnicos, estudantes, consumidores e simpatizantes da agroecologia em quatro dias de diversas atividades voltadas ao incentivo à agrobiodiversidade e as práticas agroecológicas.

O evento recebeu delegações do Paraná e de outros estados brasileiros, além de visitantes de países da América Latina. Mais de 100 expositores, dos mais diversos tipos de produção organizam a feira da diversidade para comercialização de produtos agroecológicos da agricultura familiar e economia solidária.

VIVÊNCIAS AGROECOLÓGICAS NA LAPA

A 17a Jornada de Agroecologia ofereceu 25 oficinas de teoria e prática agroecológica. As equipes do Iapar de Curitiba e Lapa fizeram 3 oficinas nos temas de prática de condução e poda de frutíferas de clima temperado (Clóvis Hoffmann e Noel da Silva); produção de leite e manejo de búfalos em sistema agroecológico (José Lino Martinez) e minhocultura e vermicompostagem (Moacir Darolt).

Como resultado das oficinas, os participantes puderam levar matrizes de minhocas vermelhas para começar a criação, além de vivenciar práticas de poda em fruticultura na vitrine tecnológica e acompanhar o manejo agroecológico dos búfalos no campo.

A jornada é realizada anualmente no Paraná e tem a finalidade de contribuir para formação em agroecologia como modelo de agricultura sustentável, voltado preferencialmente para o público da agricultura familiar, quilombolas, indígenas, assentados e pequenos empreendedores.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.