EVENTO

07/05/2018

Morretes sedia Encontro de Agroecologia do Litoral do PR

Morretes sedia Encontro de Agroecologia do Litoral do PR(07/05/2018) Com o objetivo de fortalecer a rede de instituições e pessoas em prol da Agroecologia no litoral paranaense, a Estação Experimental do IAPAR de Morretes sediou o Encontro de Agricultura Sustentável do Litoral do Paraná, no dia 26 de abril.

Iniciativas de famílias que já praticam a Agroecologia e de várias instituições públicas, como o IAPAR, que atuam na região, além das associações, feiras e outras iniciativas, foram debatidos no Encontro, que reuniu aproxidamente 30 participantes.

Muitas ações em favor da Agroecologia já foram realizadas por mais de uma década em diversos municípios do litoral e outras estão em andamento: unidades produtivas agroecológicas e/ou agroflorestais, certificação orgânica (participativa e por auditoria), assistência técnica e extensão rural, pesquisa, projetos de extensão de instituições de ensino, dentre outras.

No evento foram levantados temas que são prioritários para serem trabalhados pela rede de atores, como: o fomento a ações voltados à Agroecologia; comercialização e logística para produtos orgânicos/agroecológicos; fortalecimento da relação entre pesquisa e produtores; acesso a sementes crioulas; agroindustrialização da produção; agricultura urbana e turismo pedagógico.

Como parte do evento os produtores e técnicos visitaram a estação Experimental de Morretes e conheceram as pesquisas com palmeiras produtoras de palmito, a vitrine com a cultura do maracujá, os búfalos e as coleções de plantas nativas e exóticas.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.