IAPAR

26/03/2018

Lapa debate fruticultura temperada sob a ótica da Agroecologia

Lapa debate Fruticultura Temperada  sob a ótica da Agroecologia(26/03/2018) A Estação Experimental do IAPAR na Lapa/PR realizou uma série de encontros no campo, no mês de março, para discutir fruticultura temperada sob uma perspectiva agroecológica, uma área com forte demanda, uma vez que a região metropolitana de Curitiba concentra grande número de produtores orgânicos (mais de 200 só no município da Lapa).

De acordo com o instrutor Clóvis Hoffmann, este é um tema que exige atenção do IAPAR, uma vez que as experiências de fruticultura temperada com agroflorestas não estão produzindo resultados desejados, necessitando um novo modelo agroecológico,

Os pesquisadores Clandio Medeiros da Silva, da Área de Melhoramento e responsável pela vitrine de fruticultura da Lapa, juntamente com o pesquisador Luiz Antonio Odenath Penha, Líder do Programa de Agroecologia do IAPAR, presentes em um dos eventos, falaram que estão estudando uma forma de atuação conjunta com o Programa Fruticultura do IAPAR, para o estabelecimento de um pomar experimental com bases agroecológicas, para tentar responder às inúmeras questões em aberto.

Este evento foi realizado em parceria com a Emater, Aopa, IFPR, UFPR, CPRA e outros grupos orgânicos. Em cada um dos encontros participaram cerca de 50 pessoas entre profissionais e técnicos dos municípios da região metropolitana de Curitiba, além Castro e Cerro Azul. De acordo com Julio Veiga Silva da Emater, a abertura da vitrine de fruticultura na Lapa, foi “algo formidável, pois tem-se agora um local de encontros e discussões, numa região produtora, com tradição na produção de frutas, que é forte na produção orgânica em geral e que está buscando ampliar suas atividades com fruticultura em bases ecológicas”.

Para os realizadores do evento, a união de esforços entre os vários segmentos envolvidos com agroecologia é altamente proveitosa, pois permite que pontos positivos e negativos sejam discutidos, indicando os melhores caminhos a seguir.

Os dias de campo foram realizados em 01, 15 e 22 de março.


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.