VISITA TÉCNICA

30/01/2018

Empresários e produtores de Goiás realizam turnê técnica Paraná

Empresários e produtores de Goiás realizam turnê técnica Paraná(30/01/2018) Para conhecer os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP), a raça Puruná e o sistema de cooperativas de carnes nobres, um grupo de técnicos e produtores de Cristalina-GO, alguns ligados à empresa Brava, acompanhados por um professor da Universidade de Brasília/UnB, realizou uma turnê pelo Paraná. O município de Cristalina é um dos mais diversificados do país, com produção de 41 culturas e ampla rede de irrigação pelo sistema de pivot central, onde as aveias do IAPAR têm demonstrado grande potencial.

TURNÊ TÉCNICA

Os visitantes iniciaram a turnê pela CESCAGE, em Ponta Grossa, onde conheceram o sistema de transplante de embriões da raça Purunã. Em seguida, a visita foi na Fazenda Modelo, sendo recebidos pelo pesquisador do IAPAR - Dr. Moletta que apresentou os sistemas de cruzamentos e produção a pasto da raça Purunã.

No dia seguinte, a visita foi na CooperAliança, em Guarapuava, onde seu presidente -Sr. Edio Sander apresentou o histórico, o sistema organizacional e de comercialização de carnes nobres da cooperativa. Em seguida, a visita técnica foi na propriedade do Sr. Edio, onde o grupo pode acompanhar o sistema de ILP adotado e o sistema de confinamento de acabamento.

No terceiro dia, os visitantes de Cristalina puderam conhecer o sistema de funcionamento da cooperativa de carnes nobres Padrão Beef, em Lindoeste. Através do médico veterinário Erni Bublitz – responsável técnico da cooperativa, o grupo pode conhecer o sistema organizacional, comercialização e acompanhar in loco o abate e a refrigeração de carcaças. Em seguida, a visita foi no IAPAR – Polo Regional de Pesquisa Oeste, em Santa Tereza, onde os visitantes puderam conhecer sistema ILP e silvipastoril, a reprodução da raça Purunã.

A turnê técnica foi encerrada na parte da tarde do terceiro dia com a visita à Fazenda Arataca - propriedade da família do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Purunã /ACP – médico veterinário Piotre Laginski. Nessa fazenda foi apresentado o sistema de cria, recria e engorda de acabamento da raça Purunã e Canchim.

IAPAR & CERRADO

A visita técnica do grupo de Goiás foi acompanhada pelo pesquisador do IAPAR, Dr. Elir de Oliveira. Segundo o pesquisador a turnê técnica foi muito produtiva, atendendo plenamente o grau de expectativa dos visitantes. O pesquisador do IAPAR afirma que “a região do Planalto Central tem grande potencial para adotas sistemas integrados de produção agropecuária, produzir carne de qualidade para atender o mercado regional, auferindo mais uma alternativa de rotação e renda para as áreas irrigadas”. Afirmou ainda que “a raça Purunã é uma alternativa para produzir carne de qualidade com precocidade e apresenta excelente adaptação em regiões mais quentes”. O pesquisador Elir de Oliveira vislumbra a possibilidade da criação de um núcleo da ACP na região Central e a comercialização de sêmen e embriões pela empresa Brava.

O professor da UnB – Dr. Clayton Mendes demonstrou grande interesse pela raça Purunã e afirmou que “pretende propor imediatamente a parceria entre a UnB e o IAPAR para realizações de estudos científicos sobre a raça Purunã no Planalto Central”.


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.