EVENTO

07/12/2017

IAPAR Morretes sedia Encontro de Agricultura Sustentável

Morretes encontro(07/12/2017) Com o objetivo de discutir propostas regionais e organizar um plano de trabalho conjunto para a agropecuária sustentável do litoral reuniram-se no último dia 30 de novembro, cerca de 30 representantes de entidades vinculadas do Sistema Estadual de Agricultura – SEAGRI, Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR, Técnicos do Instituto Emater, representantes das Universidade (UFPR - Universidade Federal do Paraná e UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná), Prefeituras, Associações de produtores e Organizações Não-Governamentais do litoral do Paraná.

Na parte da tarde os trabalhos foram realizados na Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) de Morretes onde foram apresentadas experiências de produção orgânica e agroecológica desenvolvidas na região. Durante o evento foram distribuídos kits de sementes crioulas para os participantes e apresentado o Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO) que tem como objetivo ampliar a certificação de produtos orgânicos via universidades. No caso do litoral o Campus da UNESPAR de Paranaguá é responsável por atender os 7 municípios da região litorânea.

Morretes encontroSegundo Luís Roveda, Coordenador do PPCPO da Unespar, os agricultores atendidos recebem assistência técnica de profissionais capacitados que auxiliam no processo de certificação e processamento em parceria com técnicos da Emater. Todo processo acontece em visitas in loco auxiliando na reconversão da propriedade para receber o certificado de produtor orgânico. Todo o processo é 100% gratuito para o produtor e a empresa que realiza as auditorias é o Instituto Tecnológico do Paraná (TECPAR).


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.