DIA DE CAMPO

01/11/2017

Dia de campo de abacaxi reuniu 200 participantes em Santa Isabel do Ivaí

   DIA DE CAMPO DE ABACAXI REUNIU 200  PARTICIPANTES EM SANTA ISABEL DO IVAÍ(01/11/2017)  Aspectos econômicos e de comercialização da produção regional do abacaxi dominaram a programação do dia de campo dessa cultura, realizado na última quinta-feira (26)no município de Santa Isabel do Ivaí. O evento, que reuniu cerca de 200 produtores, técnicos, e estudantes das Ciências Agrárias, contou com a presença do Sr. Otamir Cesar Martins, Diretor Geral da SEAB, Natalino Avance de Souza, Presidente da CEASA, Tião Medeiros, deputado estadual, além de outras autoridades.

A programação está inserida no projeto Frutas Arenito do Sistema Estadual da Agricultura (SEAGRI), e foi realizado pela mais nova associação da cidade, a APROANP (Associação dos Produtores de Abacaxi do Noroeste do Paraná) e Emater com apoio de várias instituições como o IAPAR, UEM, CEASA, SETI e outras.

O evento teve inicio pela manhã, com palestra do Dr. Dimas Soares Jr. (IAPAR), que destacou aspectos sobre o mercado de abacaxi e a importância da associação nos processos relacionados com inserção no mercado, redução de custos e melhoria da rentabilidade da cultura, apresentando perspectiva promissora para o desenvolvimento da atividade no Arenito.

Os participantes tiveram a oportunidade também, pela parte da tarde, de desenvolver um diálogo a cerca de comercialização via CEASA (Centrais de Abastecimento S.A) com o gerente da unidade Londrina, Marcos Augusto, sanando todas as dúvidas de inserção no mercado atacadista.

O professor Dr. João Batista Vida, comentou sobre as doenças da cultura, e alimentou a ideia de práticas de controle. O eng. Agr. Valdenir Catapan (DAG – UEM) e Eng. Agr. João Domingues, em meio à plantação de abacaxi de propriedade parceira, demonstraram as principais pragas da cultura, e desenvolveram troca de informações com os produtores participantes do evento.




TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.