CURSO

09/10/2017

Senar finaliza primeiro curso do Prosolo em Santa Tereza do Oeste

Senar finaliza primeiro curso do Prosolo em Santa Tereza do Oeste(09/10/2017) O Programa Integrado de Conservação do Solo e da Água do Paraná (PROSOLO), uma realização do Sistema FAEP e Governo do Estado, entregou os certificados de conclusão à turma de Santa Tereza do Oeste de seu curso sobre "Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas", no dia 27/9.

Ministrado pelo SENAR em parceria com o IAPAR e Emater, o curso semi presencial é voltado a engenheiros agrônomos, agrícolas, florestais e técnicos agrícolas, com 14 módulos (11 à distância e 3 presenciais), totalizando 300 horas.

Juntamente com o certificado, os participantes Geraldo Jose Konzen, Luciano Bisinella e Rafael Kentaro Okano foram presenteados com um exemplar do Manual de Recomendação de Calagem e Adubação do Estado do Paraná, que foi lançado recentemente pelo Núcleo Paranaense da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, apoiado pelo Sistema FAEP.

PROSOLO

Flaviane Marcolin de Medeiros do SENAR-PR, comenta que o PROSOLO, Programa Integrado de Conservação do Solo e da Água do Paraná, está apoiado em cinco eixos estruturantes e integrados: Instituição do Programa Integrado de Conservação do Solo e Água; Capacitação dos Produtores e Técnicos; Pesquisa e Formação Aplicada; Operacionalização do Programa e Revisão da Legislação sobre Conservação do Solo e Água.

Atuando no eixo da Capacitação dos Produtores e Técnicos, o SENAR organizou curso Semi Presencial sobre Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas. Para realização dos módulos presenciais, o SENAR-PR firmou um termo de cooperação com o IAPAR, no qual foram disponibilizadas áreas de pesquisas dos Polos Regionais ou das Estações Experimentais. E um termo de cooperação com o Instituto EMATER que disponibilizou quatro profissionais do seu quadro técnico para ministrar os módulos presenciais em alguns locais, dentre eles, o Polo Regional de Santa Tereza do Oeste.

Um dos instrutores da EMATER, Eng. Agrônomo Marcelo Vicensi, que ministrou os módulos realizados no IAPAR em Santa Tereza do Oeste, destacou que “Conservar o solo é um dever de todo cidadão. Está na legislação. O PROSOLO veio com este propósito de conscientizar a população sobre este aspecto e o curso do SENAR veio a formar/reciclar os técnicos para serem capazes de realizar estes projetos de conservação do solo”.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.