EVENTO

06/09/2017

Caminhada do IAPAR na Lapa mobiliza 470 participantes

Lapa caminhada 2017(06/07/2017) Num dia de bom tempo cerca de 470 caminhantes participaram da Caminhada Ecopedagógica do Instituto Agronômico do Paraná na Estação Experimental do IAPAR da Lapa. O evento foi organizado em parceria com a EMATER, Prefeitura Municipal da Lapa, ANDA Brasil e Associação de agricultores familiares da Lapa.

O objetivo das caminhadas ecopedagógicas é abrir as portas do Instituto Agronômico do Paraná nas diferentes épocas do ano para que o público urbano possa conhecer as pesquisas realizadas e proporcionar um nível mínimo de entendimento e valorização da ciência e tecnologia.

Segundo Moacir Darolt da Área de Transferência de Tecnologia do IAPAR, a trilha faz parte do projeto Porteiras Abertas e incentiva a sociedade a conhecer os trabalhos de pesquisa, ao mesmo tempo que fortalece a agricultura familiar regional, incentiva processos educativos, expressões culturais e melhoria da qualidade de vida e bem estar das pessoas pelo contato com a natureza.

O evento contou com um café colonial servido pela Associação Agroalves de agricultores da Lapa, além de venda de artesanatos e produtos coloniais da região. A Secretaria de Turismo da Lapa também compareceu divulgando outros atrativos da cidade. Antes de começar a atividade foram realizados exercícios físicos de alongamento.

A caminhante Eline Scheffer do grupo Pé na Estrada de Curitiba foi homenageada por completar a sua caminhada de número 200. Eline elogiou a trilha do IAPAR e sintetiza como sendo “a contemplação da natureza” algo que, segundo ela, “você só consegue fazer na velocidade da caminhada”.

Nas trilhas do IAPAR os participantes passaram pela vitrine tecnológica de fruticultura, boa parte em plena floração como é o caso da maçã, pêssego, nectarina e ameixa. Além disso, nos pontos de parada foram servidos chás para hidratação provenientes de uma coleção de plantas medicinais, bem como a contemplação do rebanho de búfalos e as mais de 50 espécies de árvores nativas identificadas no trajeto.

O evento contou com a participação de pessoas de todas as idades e grupos de caminhantes que vieram de vários municípios da região metropolitana de Curitiba, sul do Paraná e norte de Santa Catarina para conhecer um pouco dos trabalhos do IAPAR.


TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.