IAPAR

30/06/2017

Presença do governador, debates técnicos e homenagens marcam 45º aniversário

Presença do governador, debates técnicos e homenagens marcam 45º aniversário(30/06/2017) A solenidade oficial de aniversário, na noite desta quinta-feira (29), foi o ponto alto de um dia de intensas atividades comemorativas. “É um privilégio comemorar os 45 anos do IAPAR, que, ao longo de sua existência, tem dado inestimável contribuição para a agricultura e a pecuária do Paraná, que a são a mola propulsora do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o governador Beto Richa.

O diretor-presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, lembrou a participação da instituição nos avanços da agropecuária paranaense ao longo das últimas décadas e homenageou com o “Troféu Amigo do IAPAR” profissionais que alcançaram posição de destaque em suas atividades depois de um vínculo inicial como servidores da instituição. “A ideia é lembrar que este é um ambiente formador. Onde se faz ciência, tecnologia e inovação se forma também pessoas preparadas para enfrentar desafios, seja na agricultura ou em outro campo de atuação”, disse.

Foram homenageados Amadeu Bona Filho, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR); o jornalista Giovani Ferreira, da Gazeta do Povo; o médico veterinário e presidente da Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar), Inácio Afonso Kroetz; o engenheiro-agrônomo José Braz Matiello; o zootecnista Marcos Elias Traad da Silva, diretor geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR); o engenheiro civil e empresário Mário Dionísio Vitturi e o pesquisador Sérgio Augusto Morais Carbonell, diretor geral do Instituto Agronômico de Campinas (IAC).

Ainda na solenidade houve o lançamento da Política de Inovação do IAPAR e a entrega do certificado de conclusão aos alunos do Mestrado em Agricultura Conservacionista da instituição – Adriana Rodrigues Pontes, Ana Paula Zandoná, Camila Zaniboni, Daniel Mazzieri Walz, Fernando Cesar Carducci, Luiz Gustavo Batista Ferreira e Rafael Hayashida.

Participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Wagner Mesquita; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; Cultura, João Luiz Fiani; e Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; os deputados federais Luiz Carlos Hauly, Alex Canziani e Reinhold Stephanes; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Luiz Claudio Romanelli, além de pesquisadores, técnicos e lideranças ligadas à agropecuária.

FUTURO DO CAFÉ – Pela manhã, a “Jornada Tecnológica da Cafeicultura do Futuro” reuniu cerca de 120 cafeicultores e profissionais da extensão rural e que atuam no aconselhamento técnico a produtores. Eles debateram as novidades da pesquisa em mecanização de lavouras cafeeiras com o pesquisador Fábio Moreira da Silva, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), e conheceram a nova cultivar de café que o IAPAR coloca à disposição do setor produtivo – IPR 106.

IPR 106 se destaca pela resistência aos principais nematoides – pequenos vermes que se alojam nas raízes das plantas e prejudicam seu desenvolvimento e produtividade – Meloidogyne paranaensis e Meloidogyne incognita, responsáveis por inviabilizar a cafeicultura em diversas regiões produtoras do Brasil, explica o melhorista Gustavo Hiroshi Sera. O novo material se soma às mais de 200 cultivares desenvolvidas nas últimas décadas pelos especialistas em melhoramento genético vegetal da instituição.

AGROINOVAÇÃO – No período da tarde, o “II Seminário Paranaense de Agroinovação”, conduzido pelo pesquisador Antônio Álvaro de Oliveira, vinculado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de São Paulo, discutiu as tendências para as organizações brasileiras de ciência, tecnologia e inovação.

Ainda à tarde, foi realizada uma “Rodada de Oportunidades Tecnológicas” e, em paralelo, a reunião ordinária do Conselho de Administração do IAPAR, com a presença dos secretários da agricultura, Norberto Anacleto Ortigara, do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; do pesquisador José Renato Bouças Farias, representante da Embrapa; Rubens Ernesto Niederheitmann, diretor-presidente da Emater-PR; Narciso Pissinati, da Federação da Agricultura (Faep); Clóvis Coelho, da Federação das Indústrias (Fiep); Robson Mafioletti, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e Waldeci de La Rosa, representante dos funcionários do IAPAR no órgão colegiado.


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Jornalista Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/02-PR) | Fotos: Edno Ferreira da Silva
Fone: 43 3376-2465 / Correio eletrônico: imprensa@iapar.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.