IAPAR

26/05/2017

Iapar apoia minhocultura nas escolas do Paraná

Iapar apoia minhocultura nas escolas do Paraná(26/06/2017) O interesse em montar minhocários, composteiras domésticas e hortas orgânicas nas escolas ligadas à Secretaria da Educação do Estado (SEED) tem aumentado. O Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR tem apoiado a iniciativa promovendo cursos práticos, repassando material didático e fornecendo matrizes de minhocas vermelhas da espécie Eisenia andrei.

No curso de minhocultura e vermicompostagem promovido pelo IAPAR da Lapa, estiveram presentes o Chefe do Núcleo Regional de Educação de Pitanga, Jonas Crensigova, junto com as Professoras Juçara Padilha e Bernadete Tkaczuk. Segundo Crensigova o trabalho deve ser repassado para 33 escolas ligadas ao Núcleo de Pitanga. O Iapar forneceu 3 caixas com matrizes de minhocas para início do projeto, além de orientações para montagem das hortas orgânicas e sugestões de experimentos com minhocas nas salas de aula.

Um novo minhocário foi instalado na Estação Experimental do Iapar da Lapa visando aproveitar o esterco de búfalos, multiplicar matrizes de minhocas vermelhas (Eisenia andrei) e produzir húmus para dar suporte ao sistema agroecológico instalado no local.

A estrutura permite a realização de cursos práticos sobre minhocultura e vermicompostagem, com o objetivo de transferir tecnologias agroecológicas para agricultores, técnicos, estudantes e professores. Os cursos tem sido realizados com o apoio do Instituto Emater, Colégios Agrícolas, Sindicatos e Prefeitura Municipal.

Segundo Moacir Darolt, responsável pelos treinamentos, o trabalho das minhocas é muito didático e funciona como um laboratório vivo de reciclagem. Uma das coisas que chama atenção é a boa adaptação das minhocas vermelhas ao manejo, a capacidade de multiplicação rápida e a forma de alimentação desses bichos. Em menos de 2 meses uma minhoca está adulta e apta a reproduzir, podendo gerar entre 20 a 30 filhotes. A minhoca prefere materiais em estágio de decomposição mais avançado para facilitar a ingestão, por isso o esterco de ruminantes é um dos alimentos prediletos.

As Estações do Iapar da Lapa, Morretes e, mais recentemente, Cerro Azul já possuem minhocários instalados que fornecem pequenas quantidades de matrizes de minhocas Vermelhas aos interessados em começar uma composteira doméstica e produzir o húmus de minhoca.



TADEU FELISMINO
Diretor – Inovação e Transferência de Tecnologia
tadeufelismino@iapar.br
43 3376-2322 | 43 9993-9163
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.