IAPAR

14/12/2015

Estudos do IAPAR confirmam melhorias em solos do basalto e do arenito

Estudos do IAPAR confirmam melhorias em solos do basalto e do arenito(14/12/2015) Foram publicados recentemente nas revistas Brasileira de Ciência do Solo e Pesquisa Agropecuária Brasileira, estudos de manejo do solo realizados nas Estações Experimentais do IAPAR, de Pato Branco em solo do basalto, e de Xambrê em solo do arenito.

O primeiro estudo, realizado em solo do basalto, constatou que não adianta o agricultor realizar o revolvimento do solo em sistema plantio direto para a incorporação de calcário e redistribuição da fertilidade do solo, porque a descompactação do solo durou apenas durante o cultivo de milho, com pequenas alterações na fertilidade do solo, sem ter aumentado a produtividade de grãos desta cultura.

O segundo estudo, realizado em solo do arenito, comprovou que o controle da altura de pastejo em braquiária pela taxa de lotação de bovinos, aumentou a matéria orgânica e promoveu a descompactação biológica do solo arenoso em sistema integração lavoura-pecuária, com semeadura direta de soja na primavera e braquiária no outono.

Para o pesquisador da Área de Solos do Iapar, Jonez Fidalski, os resultados desses dois estudos confirmam as recomendações técnicas do IAPAR para o manejo de solo, quanto à manutenção do sistema plantio direto com semeadura direta e calagem superficial sem revolvimento do solo, associado a rotação de culturas para a produção de palhada, para a manutenção da cobertura do solo protegido contra à erosão.

As fotos ilustram os experimentos:
Foto 1. Semeadura de milho e calagem em sistema plantio direto, Pato Branco.
Foto 2. Sistema plantio direto com cultivo de milho, Pato Branco.
Foto 3. Alturas de pastejo em sistema integração lavoura-pecuária, Xambrê.
Foto 4. Perfil de solo arenoso em sistema integração lavoura-pecuária, Xambrê.

Os dois artigos estão disponíveis aos interessados nos seguintes endereços eletrônicos na internete:

Jonez FIDALSKI, Renato YAGI e Cássio Antonio TORMENA. Revolvimento ocasional e calagem em Latossolo muito argiloso em sistema plantio direto consolidado. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.39, n.5, p.1483-1489, 2015. http://www.scielo.br/pdf/rbcs/v39n5/0100-0683-rbcs-39-5-1483.pdf

Jonez FIDALSKI. Qualidade física de Latossolo Vermelho em sistema de integração lavoura pecuária após cultivo de soja e pastejo em braquiária. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.50, n.11, p.1097-1104, 2015. https://seer.sct.embrapa.br/index.php/pab/article/view/21551/13123
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.